quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

e por falar em amor


foi publicar o livro DOZE HOMENS NENHUM SEGREDO e a caixa de correio do blogduberna lotou de emails enfurecidos! dois temas foram os mais recorrentes: “como tu faz um livro falando dos amigo que tu chama de famiglia e deixa de fora teus pais e dois irmãos?” e pior que isso, “como tu faz um livro com esse título, mentindo que não vai guardar nenhum segredo, e não fala de amor?” como diz o mestre "explicô, perdeu!" então vamos aos fatos. quando a galera da famiglia essa dos doze amigos pensa no conrado logo surge o comentário “pourra pelo menos um filho saiu mais calminho na família salcedo!” não que ele seja um poço de serenidade, é que a comparação é com uns irmão acelerado! falando em comparar, o conrado tem um jeito responsável de irmão mais velho, posto que o berna passou sem oferecer a mínima resistência, um ar de intelectual, sempre de óculos, gel nos cabelos e roupas alinhadas que lhe garantem um estilo institucional elegante. “mais uma meia dúzia de cremes, três seções semanais de sol e um par de lentes azuis e eu já o contratava como meu trainee!” garante o jamanta. acontece que o hoje chefe de família e pai da primeira neta já é diretor de multinacional malandro! sem falar que as aparências são apenas aparências e ele só chegou onde está porque desde cedo foi ousado e ralou muito pra conquistar seu espaço num mercado pra lá de competitivo. no comércio exterior ele faz algumas das coisas que mais gosta: comprar, negociar e viajar. não necessariamente nessa ordem. u cara já andou pelo mundo inteiro e esteve em lugares que eu pensava que só existissem naquele jogo war, tipo vladwostóki, dudinka e argentina. temos umas semelhanças, entre elas o gosto de estar entre os amigos e o jeito pra natação. aliás ele com oito anos de idade assombrou o união: 34’’ nos 50 livre e troféu eficiência como melhor atleta do ano! fóda foi uma megaultrasinusite que afastou das piscinas o melhor estilo de borboleta e o mais talentoso nadador ali de casa, mas que recentemente trouxe ao mundo um corredor de rústicas dedicado. no fim do dia fica bem mais fácil enumerar as diferenças, que são evidentes, como o fato dele torcer pro time aquele da azenha, não pegar onda e de se vestir bem, tudo bem, pra gostar não precisa ser parecido, quem ama o faz apesar das diferenças. That’s all folks!

domingo, 13 de dezembro de 2009

hommer explica

depois de mais de dez anos de sucesso na tv os simpsons viraram filme. logo na cena inicial um hommer indignado esbraveja "quem é o idiota que paga pra assistir no cinema um filme que pode ver de graça em casa?" pois nós aqui pegamos o conteúdo do blogduberna e transformamos em livro, acreditando que nossos centenas de milhares de fãs espalhados pelos quatro cantos do planeta vão resolver pagar por algo que já tem acesso grátis! o meio influencia a mensagem. e a percepção do leitor. no livro DOZE HOMENS NENHUM SEGREDO temos uma versão lapidada de alguns dos melhores textos que rolaram no blogduberna, ordenados de uma maneira menos caótica, acrescidos das caricaturas fantásticas do artista tambeiro guimarães e de uma ou outra coisa inédita. pouca coisa é verdade, mas já o suficiente pra servir de um baita presente de natal pra sogra! That’s all folks!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

a um clic da sua casa!



o que melhor rolou nos primeiros meses do blogduberna foi lapidado, ganhou o reforço das caricaturas fantásticas do artista tambeiro guimarães e se transformou em livro de semi-ficção! agora a um clic da sua casa:

http://www.agbook.com.br/book/9913--DOZE_HOMENS_NENHUM_SEGREDO

that’s all folks!

domingo, 6 de dezembro de 2009

nosso amigo com paciência



clima de bombonera, bumbo, bandeira gigante "vamos por más argentina" nas arquibancada, os hermanos indo pro balizamento vestindo a camisa da seleção, eu me sentindo em casa e, como se precisasse de mais motivação, uma sequência de quatro músicas do AC/DC a todo volume nos autofalantes do natatório de mar del plata. o berna esse, que quase não gosta de uma competição, foi nadar a sua prova e bater um dos muitos recordes sulamericanos do maroquinho, o dos 200 livre. momento marcante da minha vida, emocionante mesmo! diferente do dado e do levin, que há mais de 20 anos tão acostumado a ganhar brasileiro, ou pelo menos beliscar uma medalhinha, eu sempre fui nadador de gauchão, tive minha glória quando me juntei com eles num revezamento que pegou bronze em plena fonte nova na bahia! agora na natação máster foi diferente por dois motivos. o primeiro: é por diversão! não tem obrigação, só curtição. quando se faz as coisas com prazer o resultado é melhor e a trajetória é bem mais suave. falando nisso, vamos ao segundo motivo: um ano inteiro seguindo a risca os treinos do coach marcelo ritzel, nosso mário sérgio, bem melhorado diga-se de passagem, pra muitas o lindauro, pra poucos o terror da santana, não interessa, u cára tem a manha. com a metade da metragem dos treinos de antigamente e o dobro da idade, dei meus melhores tempos da vida porque segui os ensinamentos do marcelão. além de baita treinador e parceiro da turma, esse tem muita paciência! corrige como ninguém os mínimos detalhes no estilo e aguenta umas mala que nem o berna que acha que o cronometro é só pra ele e não pros outros 20 que tão na piscina. fica então meu muito obrigado! ahá uhú o marcelão é nosso! ahá uhú o marcelão é nosso! that's all folks!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

nosso amigo sem paciência*

bernardo salcedo, o terror dos garçons e dos prestadores de serviço em geral, nunca foi fácil. o excesso de sinceridade rendeu algumas cenas constrangedoras e engraçadas. quem mais diria para a guria na fila do cinema, já na primeira saída: "tu não estás esperando que eu pague a tua entrada, está?" o seu jeitão irreverente de fato nem sempre era bem interpretado. desde criança já mostrava que não tinha vindo ao mundo pra ser mandado, com apenas 6 anos na cara, não gostou da forma que seu treinador de natação mandou ele fazer as coisas e foi defender as cores do clube adversário. em outra ocasião, já na adolescência, o berna invadiu a casa do zé em atlântida e foi direto para a piscina, sem sequer cumprimentar o pai do diguinho! logo o véio zé... nos tempos de rosário com seus cabelos estilo valderrama, fruto de muito cloro e pouco shampoo, tinha uma hiper-atividade contagiante, a irreverência era sua marca, e a inteligência a arma que usava pra fazer valer as duas primeiras. agora alguns desavisados que tentaram enfrentar nosso amigo sem paciência, foram cruelmente abatidos, e até hoje, mais de 15 anos depois, gastam fortunas em terapia para lograrem sobreviver. os anos passaram e a inquietude do cara só cresceu, a busca pelo novo o levou à madrid, são paulo e a monte santo de minas! dizem as más e as boas línguas, que longe dos pagos gaúchos o rapaz sabia como poucos controlar sua impaciência, para muitos parecia até um cordeirinho. mas, era só ultrapassar as fronteiras do rio grande que o lobo vinha à tona, e o verdadeiro berna surgia novamente. por outro lado, essa experiência o fez conhecer um pouco mais do mundo e das pessoas. e os que convivem com ele só ganharam com isso. nosso hoje recordista sulamericano nos 200m livre está acelerando dentro e fora das piscinas. com projetos mil, pessoais e profissionais. não necessariamente nesta ordem. pensando cada vez mais nas suas famílias: a que Deus lhe deu e a que ele escolheu. prova disso a idéia do blogduberna com estórias dos amigos, com um objetivo de não só enaltecer a amizade, mas mostrar também a estes o quanto cada um foi e é importante na vida do outro. poderia citar uma frase por ele sempre repetida: "ninguém muda". não o faço porque no caso do berna ela não se aplica de forma absoluta. o cara segue atropelando, com cada vez mais criatividade, mas hoje, ao contrário de outrora, conjuga bem mais o ‘nós’. as pessoas mudam sim, irmão! e para melhor! agora também, não vamos exagerar, até porque é cada um com seus problemas né ô!

* texto escrito pelo FIPE com colaboração do jamanta, cesar e gui.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

nosso orgulho

hoje é dia do orgulho negro. a galera no rio, em sampa e nos quatro cantos do nosso brasil tá curtindo um feriadinho. também não é pra menos, metade do povo aqui é negro, pardo, mulato ou umas dessas mistura que nos fazem tão especiais e tão admirados mundo afora. já aqui na república dos pampas e das loiras nós temos o orgulho de trabalhar hoje, afinal de contas, gaúcho é trabalhador! e predominantemente branco, alemão, italiano. resumindo, temos o preconceito impresso no nosso dna. nada mais distante da realidade vivida na nossa famiglia, onde impera a diversidade. aqui negros, judeos, metrosexuais  e argentinos são bem vindos. falando nisso os gaúcho bem que podiam instituir o dia do orgulho argentino. já pensaram que legal aproveitar um feriadinho no parcão vestindo uma camisa do river plate, tomando um mate, saboreando uma quilmes e curtindo um tango ao vivo? tá na hora da nossa camara de vereadores colocar isso na pauta de votação! "que lindo és cuando uno está con los suyos!" that´s all folks!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

o galã italiano dos olhos azul mediterrâneo



jah passava das duas da tarde quando o galã italiano de olhos azul mediterrâneo despertou com o som daquele maldito sino. quando levantou a enorme fisiqueta torneada pelas braçadas na piscina da mansão que ficava na beira de um penhasco da costa amalfitana já tava resmungando: “como querem que me apronte a tempo se o sino toca só com meia hora de antecedência? não dá pra passar a metade dos cremes, muito menos escolher uma roupa que combine com meu bronzeado!” esbravejou o grandão. mas ao lembrar da noite anterior abriu um sorriso inconfundível e fez o que podia pra se aprontar, afinal de contas, sabia, hoje era o dia. finalmente ia rolar a tal festa dos 600 anos que o jamanta tanto planejou. pourra reunir 10 parceiros da famiglia completando 60 anos não é pra qualquer um. falando nisso, até o chef felippe sica viria da frança especialmente pro evento inesquecível, de muitas lembranças de um tempo bom que não volta nunca mais. falamo da festa dos 300 anos em montevideo, do gol do adriano aos 48 do segundo tempo e do time b do brasil metendo nos penalties a argentina completa naquele distante 2004. falando em completa, foi a turma toda num vôo fretado pelo sagui, presidente da toyota. já o grandão tava de saco cheio do papo daquela velharada e saiu pra dar uma volta pelos intermináveis jardins da casa. foi quando deu de cara com uma morena muito gata: “ciao ragazza! gi avere um giro in auto? è el mio lamborguini diablo gialo”. a Dora que não falava italiano respondeu secamente em espanol mesmo “perdona, pero estoy disfrutando del azul dela mar”. o pietro não se fez de rogado e tascou “è lo stesso colore dei miei occhi” e a dora já sem paciência “apára! larga fora que isso aí é lente! conheço teu pai de outros carnavais malandro!” that’s all folks!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

nosso amigo no topo do mundo



quando o sagui acordou já passava do meio dia, a cabeça doía e da noite anterior nem perguntem, porque ele não sabia. tava só de meias e pelo jeito não tinha conseguido chegar até a saba pra primeira noite. junto com o fipe matou uma garrafa inteira de gin e protagonizou a famosa queimada de largada do carnaval de noventa um, noventa e dois, sei lá, faz tempo. naquele dia não poderia imaginar que estaria hoje no topo do mundo. muito menos nós dois quando na mesma época iniciamos nosso primeiro estágio na caixa. em 2002 fizemos nossa festa de despedida de porto no cord. na mesma semana que eu ia pra madrid fazer meu mestrado, o sagui foi ser trainee numa montadora de caranga numa cidadezinha perto de detroit. hoje ele mora mais alto que o quinquagésimo andar num ap de cinema em um condomínio de luxo de shanghai e comanda o continente asiático em uma multinacional do setor automotivo. desde aquela época só aparece na província pra passar o natal, ano novo. esse já era tempo suficiente pro baixinho fazer um estrago por essas bandas. até que num desses reveillon em punta arrebataram seu o coração. o berna, diga-se de passagem, já sabia. em menos de 2 minutos na praia mansa avisou o amigo “ela é muito que teu número!” não deu outra, meses depois a michi atravessou o mundo e foi dividir com ele as escova de dente. aliás, graças a esse grande amigo mais da metade da famíglia acabou tomando o mesmo caminho. conhecemos de perto a mistura de uma cultura milenar com a modernidade e tudo mais que shanghai tem a oferecer pra um turista guiado por um anfitrião que sabe aproveitar a vida. falando em mistura, hoje ficamos com um misto de saudades dos bons tempos de convivência e o orgulho de saber que pourra é o nosso amigo no topo do mundo caralho! that’s all folks!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

nosso amigo do sorriso maroto


o nosso amigo esse não deixa espaço pra meio termo. ou amam ou odeiam ele. geralmente nessa ordem. quando no começo deste ano, correu a notícia de que ele estaria deixando um importante escritório de advocacia da cidade, a reação foi imediata. dezenas de colegas iniciaram uma campanha de arrecadação de fundos pra bancar a diferença salarial da nova proposta e manter o galã na casa. “com ele por perto a produtividade das gurias aumentava, rolava uma competição sadia”. garante uma ex-colega que mantém no orkut a comunidade “eu não acredito que ele volta, eu tenho certeza!”. ao mesmo tempo, tem também no facebook a comunidade “eu odeio o fipe!”, com um número expressivo de adeptas. nosso amigo não dá bola “quem tenta agradar todo mundo, acaba não agradando ninguém”. talvez esteja aí seu segredo, agradar a ele mesmo. a concorrência esbraveja: “pourra enquanto nós marcamos e damos carrinho o cára fica ali plantado na coluna, estilo centroavante aipim, com aquele sorriso fácil e sai como melhor em campo!” ele se defende: “prefiro não fugir as minhas características, jogo assim desde os tempos de rosário”. como Deus dá asas pra quem não quer voar, nosso amigo confessa que gosta mesmo é de namorar: “adoro uma jantinha com vinho, comédia romântica, viagens a dois e tudo mais que envolve essa função”. então porque não casa duma vez? “cada coisa a seu tempo, com o avanço da medicina, vamos viver cem anos” acontece que do jeito que tá a demanda hoje, até mesmo namorar parece um desafio maior que o iron man que ele encarou em floripa. consciente da dificuldade da tarefa, ele já traçou como meta trabalhar melhor sua capacidade de dizer não. “espero que depois do carnaval 2010 consiga colocar isso em prática!” declara esperançoso, o garoto do sorriso maroto. that’s all folks!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

nosso amigo que trabalha como ninguém

angelo saint pastous caleffi, o chamado jamanta, concedeu no último final de semana uma entrevista exclusiva ao blogduberna e para surpresa geral não escondeu a idade: “35 anos de punta, com corpinho de 29 e mentalidade de 18”, mas ao mesmo tempo se mostrou bastante reservado “não quero falar da minha vida pessoal, apenas de trabalho, no meu caso, viver bem a vida”. e como seria isso? “pra início de conversa, não trabalhar com consciência. o ontem já foi. não tem mais o que fazer! então aproveito, bastante, o hoje e deixo o amanhã para amanhã” e como é que faz o jamanta pra aproveitar o hoje? “sou praticante do mente sana in corpore sano. cuido bem do meu corpo, tenho uma alimentação balanceada, faço natação, tomo bastante sol, relaxo na sauna e capricho nos abdominais. e, é claro, abuso dos cremes e perfumes. para completar sempre estou bem vestido. assim nas horas vagas, quando atuo como advogado, a cabeça funciona ao natural”. falando em natural, depois de 20 anos de fidelidade imendando um namoro noutro, agora tu estás solteiro. como tem sido essa transição? o assédio é tão grande como dizem? ele ri, suspira e responde “a fase é boa mesmo. tá faltando dia na semana! nasci pra isso!” imagino que casamento no momento não esteja nos teus planos? “casamento é bom. melhor mesmo é morrer queimado”. e no futuro, pensa em ter filhos? “claro! quero dois! já até escolhi os nomes: pietro e francesca, de preferência cada um com uma mãe diferente” that’s all folks!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

cada um que me aparece

fica tranqüilo que nóis só tamo mudando de bairro. não faz sinal pra ninguém! a ultima coisa que nóis queremo é os freguês no baú. liga pro mano e avisa pra trazê caneta que o playboy não tem no carro! fala sério! agora o seguinte, dá as senha sem gaguejar! quanto tu acha que vale esse teu carro no desmanche? uns 10 pau. hahahhahaa! mil pila e olhe lá! hoje em dia com esses GPS nem vale a pena o stress...pourra esse teu amigo tem cara de polícia! já revistou ele mano? o que tu faz malandro? sou arquiteto. sabe que me amarrei nessa tua jaqueta....se importa de dar ela pra mim? olha tche, vou dizer o que? é a única que eu tenho...foi quando o mano do banco de trás se indignou: caralho joão! deixa de ser chinelão! parece até ladrão de pedestre! não vai levar a jaqueta pourra nenhuma! perdeu! aqui nóis é profissional! vamo fazer esse saque e ir nessa! sem complicação! tamo deixando vocês com o carro, com os documento, com os chip do celular, com os cartão tudo, nem precisa fazer o boletim de ocorrência que é perda de tempo! e se liguem que a felipe néri é zona de assalto. vocês ali as 3 da tarde, mais de 1 minuto conversando dentro do carro, sinceramente, cada um que me aparece! That’s all folks!

blogduberna traz de volta o "que lugar é esse?"

como semana passada ninguém desvendou o secret spot...o prêmio ficou acumulado! quem acertar o desta semana leva as duas fotos impressas! that's all folks!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

começando a casa pelo telhado

hoje nosso amigo rio de janeiro ganha destaque no blogduberna. também não é pra menos, pourra! ganhamos de chicago, tokio e madrid! que orgulho de ser brasileiro! o rio, que já é outro depois do Pan, vai ficar ainda melhor com as olimpíadas! ainda mais seguro, livre das favelas, do tráfico de drogas e da corrupção da polícia! isso sem falar da infra-estrutura, taí nossa piscina, que vai ficar pronta com bastante antecedência e dentro do orçamento previsto. melhor mesmo só bolsa-atleta, programa de inserção social através do esporte, que vai conferir mais dignidade aos míseros 52% da população que vive com menos de 1 salário mínimo por mês. já tô na torcida! merecemos ao menos uma cidade parecida com a do cineasta fernando meireles: http://www.youtube.com/watch?v=Z00jjc-WtZI&feature=featured cidade maravilhosa! cheia de encantos mil! cidade maravilhosa! coração do meu brasil! that's all folks!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

blogduberna oferece 20 minutos de qualidade


no site TED.COM tem um monte de palestra dos mais variados temas que valem a pena serem repassados. o blogduberna recomenda especialmente o do ken robinson, falando sobre criatividade, descoberta do seu talento: http://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity.html
legendas em portugues podem ser acionadas no tal de "subtitles"! e cá entre nós o que são 20 minutos, pra essa turma que passou uns 20 ano estudando! that's all folks!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

o ministério da saúde adverte: essa leitura pode embrulhar seu estômago!


"um dos jornalistas mais respeitados do país conta os bastidores do surgimento, enriquecimento e tomada do poder regional pela família Sarney. Do Maranhão ao Senado, o livro mostra os cenários e histórias protagonizadas pelo patriarca que virou presidente da República por acidente, transformou o Maranhão no quintal de sua casa e beneficiou amigos e parentes". essa é a resenha da Folha, onde descobri que o autor, palmério dória, depois de ser chefe de reportagem na rede globo, na folha e no estadão, passou 7 anos como diretor de redação de revista "Sexy", vai ver foi aí que ele pegou gosto pela sacanagem e resolveu contar a história do presidente do nosso senado. esse é parceirasso do lula, que tá em copenhage fazendo campanha pras olimpiadas do Rio2016, afinal "estamos prontos para os jogos"! that's all folks!

sábado, 26 de setembro de 2009

blogduberna lança promoção "que lugar é esse?"


agora todo sábado o blogduberna lança uma imagem de um secret spot. quem acertar a cidade ganha a foto impressa! that's all folks!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

blogduberna recomenda!


o blogduberna acaba de inaugurar uma nova seção. alí recomendamos vários links interessantes da internet. desde notícias positivas do brasil escritas pelo doutor stephan kanitz (acessem na hora que começa o Jornal Nacional e vão achar que estão em outro planeta); passando pelo site do jornal mais influente do país (tô falando daquele que passa o mampituba); indo além com notícias da américa latina (já que aqui só falam de eua, europa e asia); chegando no jornal de esportes MARCA, que é o mais vendido da españa (tem todos os gols de la liga e segue uma linha editorial com uma empáfia de fazer qualquer argentino parecer humilde); se atualizando no updateordie (que segundo me traduziu o fipe, serve pra ficar ligado em tendencias de comportamento) e por último, mas não menos importante, prata da casa, o blog no nosso chef preferido: felippe sica. sim! existe vida além do clicrbs! that's all folks!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

personagem amigo da galera

na real acabei fazendo do roger um personagem só porque ele é amigo da galera. rsrsrsrrs! pra quem não entendeu a piada, foi essa a justificativa que ele usou quando convidou o berna, recém chegado no rosário, pro seu aniversário de 14 anos “porque eu era amigo da galera”. hoje o rogê aproveita esse poder de aproximar amigos pra ser bem sucedido na vida. alí do juvenil participa de uma comissão, que por ter conseguido mobilizar um número expressivo de nadadores, foi fundamental na conquista do gauchão master. alguns o comparam ao fernando carvalho: “não tem o título mas é quem manda!” a oposição responde “ele agora está colhendo os frutos de um grupo que já pegou formado pelo jamanta”. na verdade a vitória foi de todos, desde o rospide, passando pelo coach, embora eu mesmo ache que a dóris ely é quem merece uma placa de homenagem! que recrumentamento foi aquele! dóris! dóris! dóris! That’s all folks!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

pedido do santi

oi papai noel, aqui é o santiago levin e o tio berna está me ajudando a escrever minha lista de presentes de natal. antes disso quero lembrar que sempre fui um bom menino e que já sei nadar crawl e costas! na escolinha minha paixão é a dorinha. ainda vou conquistar essa guriazinha! queria colocar isso na lista, mas o tio berna aconselhou não pedir coisas impossíveis e a ser humilde. como ano que vem tem copa no brasil e a argentina não vai poder estar participando denovo e eu não aguento mais a gozação dos meus coleguinhas cada vez que apareço com aquela camisa retrô de 1986, quero uma camiseta da seleção brasileira 6 vezes campeã do mundo! saludos santi. that´s all folks!


sábado, 19 de setembro de 2009

nosso amigo carinhoso

esse nosso amigo é, antes de mais nada, super carinhoso. nas antiga sua forma de demonstrar afeto era um tanto quanto dolorida. hoje, o rózinho continua cheio de amor pra dar. é aquele abraço mais apertado, um pedala robinho ou um simples soquinho. nada comparado as famosas caneladas que marcaram um tempo bom, que não volta nunca mais. nos futi no campão do rosário inventou o voleio de bico. “só o roger conseguia aliar tamanha força e precisão” atesta o césar, amigo de todas as hora e conhecedor dos assuntos da bola. nas festinhas da turma desenvolveu uma peculiar técnica de dançar até o chão que, falem o que quiserem, dava resultado. “aposto que se eu também dançasse daquele jeito, a cristine tinha ficado era comigo!” desabafava o diguinho, que “na época” insistia em ter o que não podia. já nosso amigo carinhoso sabe, melhor do que a grande maioria dessa nossa sociedade capitalista, que o ser é mais importante que o ter. e olha que o homem tem o ap do abadia! e continua na sua mais pura essência um cara simples e humilde, colocando em prática uma máxima que adora: “ninguém muda!” that’s all folks!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

jabáduberna apresenta: A.M Caleffi Advogados!

o bloguduberna abre espaço para a A.M. Caleffi Advogados que neste ano celebra 30 anos de atuação no Vale do Sinos. diferente de muitos casamentos que são mantidos mesmo com o casal infeliz, no ambiente corporativo quando uma parte está insatisfeita a parceria acaba. aqueles que mantêm relações comerciais duradouras são os sabem satisfazer seus clientes. confiança mútua é o alicerce das relações, sejam elas afetivas ou comerciais. ganha a confiança do cliente aquele que consegue superar suas expectativas. fazer isso ano após ano requer muita dedicação. é como manter acesa a chama da paixão em um casamento, a conquista precisa ser diária, sem espaço para acomodação. um departamento jurídico terceirizado não pode se acomodar porque corre o risco de perder o cliente. em um ambiente cada vez mais competitivo, somente os mais competentes conseguem satisfazer seus clientes por um período de tempo tão longo. that's all folks!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

jabáduberna apresenta: Bukowski!

depois de liberarmos a publicidade por essas bandas, recebemos uma enxurrada de anunciantes ávidos por marcar terreno neste influente veículo de comunicação de massa. após uma criteriosa seleção, decidimos conceder espaço para a L&PM Editores. esta semana lançaram na Bienal do Livro do Rio um livro escrito por um mestre que serve de inspiração para o blogduberna: o velho safado Bukowski. "textos autobiograficos" retrata a infância fudida do pós guerra, passa por suas experiências em hollywood, suas noites na sarjeta, suas gandaias e suas paixões (cavalos, trago, mulheres e literatura). recomendo. that's all folks!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

jabáduberna


foi inaugurada a era da publicidade paga no blogduberna. a primeira cota de patrocínio foi adquirida por uma importante empresa com sede na capital de todos os gaúchos: a Madriz, consultoria de marketing eficiente, que transforma informação em conhecimento. "o blogduberna nos trouxe a oportunidade de atingir um público bastante qualificado, que pode se interessar por um trabalho diferenciado" declarou Bernardo Salcedo, um dos sócios da empresa. "a Madriz é feita por quem tem uma visão ampla do mercado, profundo conhecimento do consumidor e que traz soluções criativas, simples de aplicar" declarou um argentino que preferiu não se identificar. "mas que tem a humildade de reconhecer quando não está na sua praia e indica alguém que dê conta do recado". completou o chef felippe sica. e que "acredita que o melhor investimento do mundo não é na bolsa de valores, no dólar ou na poupança. muito menos em carros, apartamentos ou bugigangas. mas sim no conhecimento. não o das respostas prontas, mas o das perguntas novas." filosofou dr. rodrigo russowsky. "que sabe que a diversidade de opiniões amplia horizontes e expande fronteiras" apontou o dudu montanha. "e que fazer o que dá prazer é um grande barato" disse o mabeisso. e que "enfrentar desafios é o que move o mundo." garantiu o o fipe. e "que se a galera daqui não estiver interessada, pode indicar um amigo!" lembrou o roger. "ou um parente, quem sabe até a sogra, animal em extinção por essas bandas" sorriu gennaro. that's all folks!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

bem servido

corre na justiça processo contra o blogduberna por uso indevido de imagem de um famoso cronista gaúcho. pior que isso, estamos inclusive proibidos de citar o nome do dito jornalista neste nobre espaço. após consultar a Beiço&Beisso Advogados, escritório especializado em direito autoral na internet, decidimos por nos resguardar e seguir falando dos amigos. o objetivo do blodguberna sempre foi o de unir a galera, lembrar os velhos tempos e viajar no futuro que nos espera. então seguimos nessa de tornar os amigos famosos por 15 dias, que cá entre nós, já estamos bem servidos de conteúdo pra inspiração! that's all folks!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

el estreno de santi

ela tava ali, pegando um bronze com as gurias, sussa, ouvindo um bob marley, dando um tempo pra dar o banho do finditard. o fominha do coroa dela nem tinha saído do mar, com seu pranchão continuava curtindo as onda do rosa. janeiro bombando e o castellano dominando a beroska. perto das guria um bando de boludo jogavam um futi. um deles se destacava em especial. não pela bermuda de brim molhada ou pela raça de quem tava disputando uma final de copa do mundo, mas porque tinha um olho na bola e outro na Dora. terminou o jogo, ele deu um mergulho na água gelada, sacudiu o mullet, tomou coragem e chegou chegando "hola guapa, que tal? me llamo santi! yo soy brasileño, pero vivo desde niño en argentina. mis padres escogieron porque allá la educación es de calidad superior sabes...mira, nosotros nos vamos al mar del rosa hoy por la noche. te apetece?" quando a dora se deu conta que era com ela e tirou os fones do ipod, o santi já tava na parte que falava do mar del rosa. filha de professora de español respondeu secamente “para nada! perdona que mi padre está llegando y no tiene buena pinta! hasta luego!” santi saiu convencido “la chica se quedo encantada” enquanto a dora pensava, “bah soh o que me faltava era um piá argen no meu pé. fala sério!” That’s all folks!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

capitããoooooo caverna!

a lagarta passa uns 40 dias se fortalecendo pra romper seu casulo, virar uma borboleta, cumprir sua função polinizadora, seja lá o que isso significa, e voar uns dois, três dias, antes de partir dessa pruma melhor. lembram daquele cientista inglês filha da puta que fez experiências com a vespa? ele agora resolveu testar a borboleta. “40 dias é muito tempo de espera! vou libera-la no vigésimo dia, aí ela vai poder curtir mais a vida, sair voando por aí, quem sabe até pegar uma prainha?” pois o ingles fdp pegou um estilete e fez um pequeno corte no casulo. a lagarta, que ainda não era uma borboleta, não conseguiu voar, muito menos aproveitar os vinte e poucos dias a que teria direito e acabou morrendo de fome. a experiência do fdp do inglês correu o mundo e embasou essa tese do cocooning. seria uma volta ao tempo das cavernas. o homem não precisaria mais sair de casa borboleteando. ali no seu casulo poderia produzir seu trabalho, receber seu alimento, manter relacionamentos e aproveitar tudo que é tipo de entretenimento. muito melhor seria a segurança do lar, longe da violencia, do transito caótico e, acima de tudo, das experiências desses cientista inglês fdp que só querem nos fuder! sem falar da facilidade de estar perto do mundo inteiro online, ao vivo e a cores! mas talvez um pouco longe de quem realmente importa nessa vida. That’s all folks!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

personagem imaginário?

saca o tigre aquele que bate altos papo com o calvin, de vez em quando dá nos dedo, mas que sempre é parceiro pra todas aventura? ele mesmo, o hobbes. Só que quando tem mais alguém por perto, ele se torna o que é de verdade: um amigo imaginário. pois nosso personagem da semana também foi por muitos anos um amigo imaginário, desses que aparecem só nas memórias da galera. nos jogos de botão mascando chiclé dum jeito estranho pra desconcentrar o diguinho, no caminho pras cuca assuando o nariz pra deixar o roger com nojinho, sem desodorante pra tontear a turma na aula ou simplesmente jogando muita bola. a ponto do fipe e do jamanta serem mandados pro banco pelo nicola. recentemente, nosso amigo imaginário apareceu no blogduberna, fazendo comentários frequentes. avançou pintando pessoalmente num almoço promovido pelo nosso chef preferido. ali se apresentou como “marlon bey”, prometeu estar sarado no verão e voltar ao convívio dos amigos. e pra provar que não está só no discurso, voltou a nadar no juvas e amanha vai fazer seu “open house”. sua popularidade segue em alta com a famiglia. garantiu mais de 90% dos votos pra ter seus 15 dias de fama nessas bandas, onde sempre vai receber todo apoio pra se tornar o que todos esperam do beisso: um amigo no mundo real! That’s all folks!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

o operário vip

nem só de glamour, festas com celebridades, cinema com vinho e carros importados que vive nosso amigo vip. a realidade do dia-a-dia é muito mais dura do que a maioria imagina. acordar antes das 6 da matina pra fugir do transito paulistano, passar o dia inteiro recebendo ordens de chefes espanhois e conseguir voltar pra casa só depois das 9 da noite é a realidade vivida pelo mansur. isso quando não tem que passar uns dias trabalhando em buenos aires. essa dura rotina enfrentada pelo nosso operário vip o faz passar por questionamentos internos enormes: "será que estou remando no caminho certo? vale a pena tanto esforço? qual meu papel no mundo?" as dúvidas se tornam mais avassaladoras na medida que ele, diferente da maioria dos brasileiros, tem um mundo de oportunidades a sua frente. primos headhunters, conexões em brasília, amigos nas embaixadas brasileiras no exterior, cidadania canadense, resumindo, indicação é o que não falta. e este é, justamente, o grande paradoxo que enfrenta. ama a segurança de uma indicação com nome e sobrenome, mas hoje, homem feito, quer andar com as próprias pernas e conquistar seu espaço. de preferência na área vip, claro. That's all folks!

sábado, 29 de agosto de 2009

a distância entre porto alegre e São Paulo

“estrutura de primeiro mundo essa swimtrail! não vi coisa igual nem em São Paulo” foi assim, se desmanchando em elogios, que nosso personagem vip reagiu ao ver as imagens subaquáticas captadas no juvenil. só um pouquinho! como assim, nem em São Paulo? quem disse que a distância entre a capital dos pampas e sampa é tão grande? “olha hoje posso dizer que São Paulo está mais perto de nova york, que porto alegre de São Paulo. aí em porto não tem muita opção, acaba sempre sobrando tomar chimarrão no parcão. e quando tem alguma coisa que preste, como essa mostra da frança no margs, aparece tanta gente que vira programa de índio, tamanha a função da fila. pra ti ter uma idéia, quando estava aí find passado tive que ir ao cinema. e não era nas salas que estou acostumado lá de São Paulo, com poltronas reclináveis, que fazem massagem, te servem vinho e o ingresso sai só por R$43. fui num cinemark fuleiro, comi pipoca, tomei coca-cola e a entrada custava só 10 pila! Ô meu, pra ser bom ter que ser caro! pelo menos o filme valeu a pena, recomendo: se beber, não case.” That’s all folks!

domingo, 23 de agosto de 2009

nosso amigo vip

saca aquele camarote da brahma cheio de gente famosa que só vemos pela TV? pro nosso amigo estar lá é a coisa mais normal do mundo. mesmo acostumado a freqüentar as altas rodas do poder, se sente em casa mesmo quando está cercado de celebridades, modelos e atrizes globais. “chato é ter que agüentar esses ex-big brother”. é que pra ele ser vip já virou rotina. seja em punta ou, até mesmo, na china. falando no estrangeiro, sua vida nesse sentido não é fácil: “pourra todo ano meus coroa inventam uma viagem pra um destino exótico, conhecer o mundo inteiro cansa”! garante nosso amigo mais viajado, que recentemente recebeu sua cidadania canadense “em se tratando de brasil sempre é bom ter um plano B”. falando nisso, conseguimos uma brecha na sua movimentada agenda pra “poder estar almoçando”. confessou ser fã do rubens barrichelo “um verdadeiro campeão”, defendeu o celso roth “faltou apenas paciência por parte do grêmio” time que só não torce se for contra o corinthians, com o ronaldo em campo. sobre a capital dos pampas, só elogios: “aqui o find passa rápido”. quando indagado se são paulo é melhor, se esquivou, preferiu não fazer comparações, mas deixou escapar que “sou mais a oscar freire que a padre chagas, maresias dá de 10 em atlântida e campos do jordão tem muito mais glamour que gramado”! se sente falta de alguma coisa aqui da província? “fora das gurias com nome e sobrenome, tenho saudade dos amigos!” opa! então por que convive tão pouco com a galera? “acho que até hoje não me recuperei do trauma de ter sido pego colando naquela prova de história e levar comigo o jamanta. não tem terapia que dê jeito!” desabafa entre lágrimas nosso amigo vip, que depois de pegar um ar acaba a entrevista com um sorriso maroto “já começaram a vender os ingressos pro ano novo em punta”! That’s all folks!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

zidanes y pavones

tive o prazer de viver de perto a era dos galáticos em madrid. pude disfrutar do show de um time comandado por zidane, ciceroneado por figo e roberto carlos, assistido por raúl e finalizado por ronaldo, na época um pouquinho mais magro. nos meus anos por lá ganharam de tudo, menos o gauchão claro, que isso é pra macho! o real era presidido por florentino pérez, milionário poderoso, que tinha como estratégica contratar os melhores do mundo e completar o time com jovens das categorias de base. era a chamada política "zidanes y pavones", sendo o pavón o icone dos pratas da casa. tinha também no time o solari, craque consagrado pelo river plate, time de maior torcida da argentina, reserva que sempre entrava bem. a tarefa era ingrata: substituir o zidane quando o craque cansava. pior que isso, solari se dizia um animal em extinção no real. não era dos melhores do mundo, nem era prata da casa. o dilema não é novo, nem está perto de acabar. nessa semana em especial surgiram fatos novos na nossa famiglia. nasceram dois filhos dos parceiro, enquanto outros dois apareceram solteiro! temos agora a nossa polítca de "santiagos e gennaros"? calma lá! que não é nenhum caso de agonia, lembro que o solari entrava e resolvia. that's all folks!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

rodrigo's lesson

se disfrutar de um almoço entre amigos do peito já é bom, esses com entrada, prato principal e sobremesa produzidos pelo renomado chef felippe sica então fica covardia! falando nisso, momento alto disparado do evento ficou com marlom bey, que assinou contrato para no ano novo ingressar no quarteto sarado. "pelo que vi na foto aquela, vou descolar meu espaço nesse time com certeza" declarou perante uma platéia um tanto quanto incrédula. segundo o doutor rodrigo rosa russowski, especializado em psicologia motivacional do esporte, existem 3 tipos de discurso. “o dos falastrão, que tem seu momento de fama só quando falam, mas quando chegam numa segunda feira chuvosa deixam pra amanhã. o dos campeão, que tem seu momento de glória quando cumprem suas metas. e o dos fora-de-série a exemplo do usain bolt, o homem mais veloz do mundo, que não só fala, dança e dá risada, mas que vai lá e faz. mais que isso se mantém no topo graças a muito esforço”. grande beiço, a torcida de todos os amigos é que volte. e dessa vez para ficar. e não tô falando da saradeira essa que é bom, mas como diz o ronalduxo, não é tudo nessa vida. o convívio com os amigos, isso sim que deve ser um caminho sem volta. aí no ano novo em bikini vamo ouvir o coro “o beisso voltou! o beisso voltou! ô ô ô ô!” that's all folks!

sábado, 15 de agosto de 2009

a busca continua

o blogduberna foi investigar os motivos que fazem nosso amigo adorar tanto o proibido e, mais preocupante, tirar essa onda de argentino. voltamos aos anos 40, quando a argentina estava entre os países mais ricos do mundo. juanito, fino galanteador portenho, passava as tardes lendo livros de filosofia nos cafés dos bairros chiques e, entre uma media luna e um cafezinho, arrasava corações entre as chicas. até o dia que ele conheceu uma coroa linda, viúva de um empresário milionário. todos pensavam que juanito queria dar o golpe na judia, mas na verdade o que o atraia é que com a viúva não podia! apesar dos conselhos dos amigos, que sugeriram que ele fosse com calma, juanito garantizava: “sé lo que hago, carajo!” se casou menos de 3 meses depois de conhecer a judia. foram de lua de mel em um cruzeiro pra israel. aí veio a fatalidade: ela pegou uma doença rara e morreu na viagem. juanito ficou desesperado. não havia dinheiro no mundo que curasse a dor no seu coração, chorava como um bebezão. até que resolveu radicalizar: “voy a nacionalizar brasileño y cambiar mi nombre para José, carajo!” e só pra contrariar, não foi pro rio de janeiro, preferiu um lugar sem praia, que fazia frio no inverno, mas onde as pessoas ao menos entendiam seu portunhol. logo na primeira semana conheceu uma guria sensível que, mais que entender seu portunhol, se compadeceu das agruras do zé. ali no café da praça XV eles deram seu primeiro beijo e ela ouviu a primeira de muitas promessas “vamos tener dos hijos maravillosos: marcelo y rodrigo!” mal sabia a tia marli que não tinha jeito. o zé estava apenas repetindo o que já estava gravado no DNA dos seus ancestrais. diz o ditado que “o fruto nunca cai muito longe da arvore”. taí hoje o joão pedro, do alto dos seus 8 anos de idade, neto do zé, filho do diguinho, apaixonado pela namorada de um amigo do seu pai. a busca pelo proibido continua. That’s all folks!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Diogão, o raio de sol

perguntaram pro artista figurassa paulo césar pereio se ele acreditava no que as pessoas diziam e ele se saiu com essa de que “acredito no que elas calam e não no que elas falam” pois esse nosso amigo aqui calava muito mais do que falava. desses que deixariam até o mestre pereio intrigado. sua postura talvez fosse uma vingança silenciosa, como manda o figurino, dessas saboreadas sem a mínima pressa, com o prato bem gelado. sua infância não tinha sido nada fácil numa casa onde reinava a competição, com dois irmãos mais velhos, atletas de natação e que seguiam o modelo adotado pela sociedade brasileira: o bonito é ser magro, ele era o gordo. bem gordo. agora imaginem esse gorducho, quase um lutador de sumô, apelidado “carinhosamente” de nhônhô, vestindo uma sunga pra competir no união? pois imaginaram. ele até fez o aquecimento, mas na hora de nadar, preferiu ir a pé pra casa ali na esquina. seu recado estava dado. calado. desde piá ele tinha um sorriso contagiante que iluminava a casa, a mãe o chamava de raio de sol. no colégio quase não tinha amigos. pelo menos estudava no bom conselho, onde elas eram maioria. saca o gordinho quietinho que formava os grupos de estudo com as gurias? ele mesmo, forte, mas sensível com o dom de desenhar. sempre pronto pra defender o irmão mais novo, que no colégio tinha o dom de aprontar. quando aos 12 anos foi pra disney, na excursão seu apelido era toicinho! pobre do gordinho! lá pelos 15 quando deu aquela crescida dos adolescentes e aproveitou pra, duma vez, perder 20 kilos. sem alarde, quando vimos o guri tinha trocado todo guarda roupa. e também o sorriso contagiante. agora era o adolescente calado, que em seguida foi passar um ano de intercambio nos states. por lá se meteu nessas corrida cross-country, puxou um ferro e morou na casa de um americano que voava num aeroclube. voltou pra cá sarado e com a profissão escolhida: queria ser piloto de avião. a conveniência da casa na lagoa em osório, a cidade dos planadores, e o baita incentivo do pai abriram o caminho pra realizar seus sonhos. por ali mesmo arranjou sua primeira namorada, mais uma desculpa pra estar sempre naquela morada. quando não tava voando curtia também esquiar na lagoa, mas quem conhece aviador sabe o perfil. os cáras não falam de mulher, carro e futebol. falam de avião e de voar. e o diogão quando não estava voando, estava brincando com um aeromodelo. seu sonho era pilotar um boeing, um airbus. teve que se contentar com o aviãozinho do indiana jones. e foi graças a esse aviãozinho da NHT, que ele foi buscar em praga na república tcheca, que ele chegou a conhecer um pouco do velho mundo. quando voltou pro brasil já tava no meio do processo de seleção pra ser piloto da TAM, base em são paulo. toda semana ia lá comer uma pizza e pedir ajudar pra mim, que já tinha tapeado muito entrevistador nessa vida. agora chegou a última semana e o Diogão ia ser meu vizinho, já tinha até o ap todo montado pra ele! mas e eu como ficava? me vi forçado a ter que me mudar pra morar com minha namorada que tava louca pra casar e ter filho ontem de manhã bem cedo! putz, e agora? com ela? preferia pensar que finalmente tinha arranjado um parceiro pro surf no sítio são pedro. esses paulista só querem restaurante e balada no find! fala sério! falando nisso, muito mais que um parceiro pro surf, queria a chance de conhecer melhor meu irmão, quem sabe até ser seu amigão, quem sabe? That’s all folks!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

nosso amigo que busca o proibido

as pessoas adoram o proibido. querem tudo aquilo que não podem ter. Nitimur in vetitum do nietzche é levada ao pé da letra pelo nosso amigo famoso pelos próximos 15 dias. e isso comessou desde cedo. no colégio foi escolher logo a guria namorada apaixonada pelo amigo pra conquistar. não teve choro que convencesse ela, ou o amigo, de que eles é que deveriam estar juntos. e olha que não foi por falta de choro! se homem não podia chorar, ele teria um mar pra derramar! e a lição não esmoreceu seu desejo incontrolável de transgredir as leis para efetivamente ter o que não poderia. longe disso. exemplos é que não faltam. a dupla dos mais bagunceiros do rosário não poderia sentar justo na primeira fila na aula? então é alí mesmo que ele sentou! passar em medicina é só pros muito cdf? ele foi lá e mostrou que mesmo os mais vagabundos do colégio podiam. terminar a residência e ter seu próprio consultório psiquiátrico é só pros notas 10 da faculdade e não pros fãs do bob marley? deixa pro diguinho. fazer tatuagem é uma forma de transgressão? "então vou meter logo uma meia dúzia pra deixar claro a que venho". nessa nossa terra de macho tchê, carregar o apelido rosinha, escrever poesia e usar com orgulho uma munhequeira lilás não pode? ué? ele pode. e correr o campo todo e até vomitar de tanto esforço? não importa! e o que dizer de ser confundido com os argentino nas viagens ao exterior? pra ele não tem coisa melhor! to falando sério! assim como casar cedo e ter logo a responssa de 2filho pra criar. esses dia nosso amigo pegou a gripe suína e aí não podia sair de casa. dessa vez não saiu mesmo, mas quase enlouqueceu a ponto de escrever o maior comentário já registrado no blogduberna (volte sempre amigo). claro que não podia ter o tal remédio tamiflu, mas ele tinha. e se recuperou em tempo recorde para voltar logo e sair por aí em busca de tudo que for proibido. That’s all folks!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

the all-time greatest comebacks!

tem gente que nasceu pra fazer história. são cáras que tem talento acima da média e que triunfam porque sonham alto. não se contentam com pouco. no esporte não almejam menos que o mundo. “miro sempre na lua. se não acertar nela, ao menos sei que ninguém vai chegar mais alto” dizia o jordan, aquele que voava. ter objetivos claros é uma dificuldade pra grande maioria das pessoas. “o capitão que veleja sem rumo, acaba sempre reclamando que o vento está soprando na direção errada” ensinou sêneca há algumas centenas de anos. saber exatamente pra onde se quer ir já é uma vantagem enorme, afinal todos os passos podem ser dados na direção correta. olhem o caso do mabeisso que decidiu: “vou voltar sarado pra austrália”. só fala nisso. segundo nosso amigo mais antenado, o montanha, o momento não poderia ser mais propício. “hoje o que tá na moda são as voltas dos grandes campeões” garante o mountain. já imaginaram na capa da zero hora verão que vem “depois de michael jordan, michael phelps e michael schumacher, agora quem está de volta é o michael beisso!” enquanto esse dia não chega uma grande vitória já é a volta ao convívio dos amigos, que pelo tempo e quantidade de coisas que já passaram juntos, são também irmãos do beissudinho! That’s all folks!

INIMIGOS

aih galera o césar rouba o espasso do montanha e deixa sua dica cultural do mês: "era uma manhã na concentração, antes dum jogo contra o sport recife, peguei o jornal, errei a página de esportes e dei de cára com uns desenho muito louco do Gil Vicente. Me deu mais gana pra entrar em campo!" A série INIMIGOS do artista pernambucano está no Atelier Subterrânea até o dia 5 de setembro ou pra quem acha essa história de ir a mostra de artista coisa de viado, o bloduberna dá a barbada aqui mesmo no link: http://www.gilvicente.com.br/index2.html that's all folks!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

blogduberna jogando para torcida

agora nossos amigos deixam de ser somente o personagem da semana e passam a ter seus 15 dias de fama. uma semana é pouco pra explorar as qualidades, defeitos e nuances de cada personagem dessa turma. tinha também o lance de que muitos só se ligavam pra participar com algum comentário no blog quando já estava na hora de aparecer um novo personagem. portanto, montanha parabéns! você acaba de ganhar mais uma semana! não é fantástico? rsrsrs e antes que os personagens anteriores entrem na justiça alegando xenofobia, tratamento injusto ou racismo, já vou avisando que eles devem reaparecer no futuro com mais uma semana inteira dedicada a suas peripécias pela vida. encerramos também a enquete que apontou nosso amigo diguinho como próximo personagem com 15 dias de fama! that's all folks!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

a parábola da vespa

não me perguntem como, mas um cientista inglês descobriu que as vespa são uns bicho metódico pra caralho, desses que desenvolvem técnicas apuradas pra que nada saia fóra do planejado. Pra vocês terem uma idéia, elas deixam o rango num pico estratégico, pertinho da baia, vão voando até em casa, dão uma geral pra ver se não tem nada fora do lugar, voltam, buscam a comida, pra só aí se alimentar na segurança do lar. “quem falha em planejar, planeja pra falhar” é o lema das vespa. só que o filha da puta do cientista inglês aquele fez o seguinte: trocou de lugar o rango enquanto a vespa ia dar a geral na baia. bah! quando a vespa notou a mudança inesperada chegou a ficar com febre alta, mas ainda teve forças pra recolocar a comida no lugar de sempre e voltar voando pra dar mais uma geral na baia. só que o fdp do inglês seguiu mudando a comida de lugar, enquanto a vespa metódica manteve seu planejamento até morrer de fome. That’s all folks!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

master for dummies

pra quem não sabe, na natação a categoria máster é praquela galera que já passou de 25 mas ainda não chegou aos 100 anos de idade e que via de regra trabalha e/ou estuda e não tem mais tempo, muito menos saco, pra se dedicar a carga de treinos absurda que se submetem os atletas esses que estavam em roma. uma comparação honesta seria a dos jogadores de futebol que disputam a champions league na europa, com os que aos domingos batem uma bolinha ali no parcão. quem ta no máster é porque gosta de nadar, de competir e de dar risada entre amigos, não necessariamente nessa ordem. nesse find nossa turma do juvas foi pro sulbrasileiro master em curitiba. as lições de vida que ficam desses eventos são grandiosas. natação não é um esporte individual. desde o “gerente” que organiza a trip, passando pelo técnico que monta a estratégia e acompanha os treinos, os parceiros de equipe que se motivam uns aos outros e que dependendo do caso até traje emprestam - valeu rogê! outro recado é a importancia de ser forte mentalmente. não adianta só ter talento, treino e amarelar na hora do “vâmo vê” como fez nosso conhecido do clube co-irmão. talvez a maior lição tenha sido dada pelo Estado do Paraná, que sediava o evento, e que reuniu todos os clubes em uma só equipe, ganhou em quantidade e qualidade e levou o caneco entre as equipes grandes. já imaginaram fazerem isso aqui na república dos pampas? rá! fala sério! falando nisso, no máster tem muita gente que nada pelo simples prazer de fazer parte de um grupo de gente boa, sem essa de ter que chegar na frente ou melhorar o tempo pra ficar contente. sei, eu e muitos outros da galera não fazem parte dessa turma, afinal o tigre até fica velho, mas não perde as listras. That’s all folks!

sexta-feira, 31 de julho de 2009

polêmica envolvendo o personagem da semana

a maneira como o novo personagem da semana vem sendo retratado está gerando muita polêmica entre nossa imensa massa de seguidores. muitos estão achando que o blogduberna está claramente favorecendo o montanha. por se tratar de um espasso democrático, aberto a todas as opiniões, publico a seguir o email que recebi de uma pessoa que preferiu ter sua identidade preservada: "te escribo sin la intención de conducir el blogduberna, pero la verdade és que yo estoy muy enfadado con el tratamiento distinto que el nuevo personaje de la semana esta recibiendo de vós. y no hablo sólo por ser argentino, mismo los “macaquitos” se los merecian algo mejor. dime lo que pasa? el montaña este, que ha llegado acá ayer, lo has comparado con un super-heroe. por otro lado, tus hermanos desde niños no reciben el mismo tratamiento. ha pasado algo en el tiempo que vosotros eram amiguitos en el colegio que nosotros no sabemos? acá dicen que Pelé debutó con un pibe....fue tu caso con montaña? saludos cordiales D.L" prezado seguidor, o personagem da semana só teve um post publicado, assim que ainda pode vir uma atolada inesperada por aí...além disso, dizem que quando u cára desiste de agradar todo mundo, é que comessa a agradar alguém. that's all folks!

denovo ou de novo?

nosso personagem da semana rastreou hoje pela manhã, através de um de seus aparatos tecnológicos, a presenssa de ninguém menos que marco papaleo em porto alegre. indagado pelo blogduberna sobre a possibilidade de uma falha técnica no sistema, montanha foi taxativo: "nossa margem de erro é de uma em sessenta milhões, portanto afirmo com absoluta tranquilidade, de que o referido indivíduo se encontra na capital de todos os gaúchos." sim aconteceu denovo! ou seria de novo? não importa. ele veio "a trabalho" e pela correria do dia-a-dia, mas não pôde estar avisando os amigos de que estaria por essas bandas. fica cada dia mais difícil defender o fáxa. falando em defender, parece até piada esses posts da galera reclamando de que o montanha, esse que nem estudou no rosário, convive muito mais com a familglia do que eles próprios. e pra piorar nem convidou pro casamento dele! ingrato! depois de anos convivendo com a famiglia no juvenil, em punta ou nos eventos com as mina, nunca encontrou uns que outros que agora aparecem toda hora nesse espasso virtual. todos aqui do blogduberna esperam que este veículo aproxime os amigos também no mundo real, afinal vai que o fipe esquessa de convidar alguém pro casamento esse no final do ano! that's all folks!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

o personagem da semana é multimídia

especialmente aqui nesse pedassinho da america latina temos uma necessidade ancestral de rotular as pessoas. fica mais fácil raciocionar em termos de huguinho o “viadinho”, luizinho “o mauricinho” ou zezinho “o coloradinho”. nada mais difícil do que tentar aplicar essa técnica no nosso personagem da semana. qualquer definição que se resuma a uma ou outra palavra seria uma covarde simplificação perante os diversos talentos, qualidades e manias que temos pela frente. tascamo “multimídia” pra início de conversa. nosso amigo abrange muito mais do que o domínio de tudo que é bugiganga eletrônica. tamo falando de uma verdadeira montanha de aptidões! esportes? bah! u cára já fez desde de “niucon”, vôlei e futebol no bom conselho, morey, kite e frescobol na praia, tênis e natassão no juvenil, judô, karate e, pro meu azar e de mais uma galera, que apanhou muito, shorinji kempô na PUC. falando em formação, mesmo tendo estudado e atuado na engenharia, chegou a flertar um tempo com o marketing e hoje trabalha como administrador. definitivamente, não é fácil ser versátil. é como um jogador de futebol que pode atuar em várias posições. em determinado dia tá no gol e toma um frango. pourra, acontece. até o taffarel já tomou frango em grenal! só que nosso amigo fica pensando, “putz e se hoje tivesse entrado de centroavante teria metido um gol e ido pra galera!” a sina de quem pode fazer muitas coisas de maneira acima da média é justamente essa de ficar sempre de olho em tudo, antenado, viajando "devo virar baterista de banda e debulhar o rock n'roll ou seguir por aqui onde estou?" como diria o pai do homem-aranha, "junto com um grande poder, vem uma grande responsabilidade!" That’s all folks!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

hackers atacam o blogduberna!

o blogduberna sofreu nesta madrugada um ataque de hackers que plantaram uma falsa enquete no ar. a idéia seria a de se valer do aumento no número de visitas ao blog para convencer patrocinadores a investirem nessa mídia de massa. especialistas avalizam que vincular a imagem de Angelo Caleffi ao blog teria um forte apelo junto a possíveis anunciantes dos mais variados segmentos. "Cosméticos, trajes para natação, lentes de contato e produtos de alto luxo, como tapetes persa para veículos seriam apenas alguns exemplos" garante um consultor que preferiu não se identificar. desde já nos desculpamos com nosso imenso público e garantimos que estaremos tomando as devidas providencias para que isso não se repita. o blogduberna garante que vai continuar a operar normalmente: toda quinta-feira um amigo vira um personagem, amanhã é dia de montanha!that's all folks!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

fazendo a sua parte

quer coisa mais confortante do que ouvir neguinho dizendo “bah tá fóda! nunca ralei tanto na vida! uma correria louca!” “e eu então? meu trabalho tá uma merda! eu que me fodo e meu chefe é que leva os loro!” “sem falar da grana cada vez mais curta" "bah correndo atrás pra garantir o leite das cria!" e por aí seguem as lamúria até que todos ficam aliviados com aquela sensação de dever cumprido, afinal estão se fudendo bastante. essa é justamente uma das maiores loucuras dessa vida: o bom é que esteja ruim! quanto mais o neguinho estiver se fudendo, melhor! afinal, está fazendo a sua parte, no caso, se fuder. dificilmente rola um diálogo do tipo “já chego de manhã com um sorriso no rosto para trabalhar!" e eu então "não tem coisa mais boa do ter prazer na sua profissão!” tá certo que não é fácil ganhar grana se divertindo ou ao menos curtindo. raro mesmo é escutar u cara dizendo que “não tô fazendo nada!”, mas um nada sem culpa, um nada orgulhoso! como diria meu amigo e filósofo Peteffi, aquele dos 3 empregos, “qualquer idiota pode ser um workaholic, mas pra não fazer nada é preciso muito talento!” eu mesmo tentei seguir essa filosofia nos últimos meses e não deu muito certo. comecei a ficar inquieto. remar pouco num barco que tu sabe que ia pra direção errada e esperar que chegasse num lugar show não parecia a coisa mais inteligente do mundo. empurrar a tal cabra precipício abaixo com os dois pé e encarar o arrepio que dá na espinha de ganhar dinheiro fazendo o que gosto, do jeito que eu quero é o meu grande desafio. falando nisso, além do gosto pelo surf, nosso personagem da semana curte cozinhar, é nisso que gosta de trabalhar. pode confiar, mais cedo ou mais tarde, pro chef niggaz o sol vai brilhar. That’s all folks!

domingo, 26 de julho de 2009

malandro que é malandro...

nosso personagem da semana descobriu muito cedo o que mais gosta de fazer na vida: pegar onda. desde piá arrepiava na platô de atlantic e em pouco tempo já conquistava o respeito das figura mais das antiga “aih meu irmão, o muleque pega as onda” garante comaru, surfista profissional. como em porto alegre não tinha mar, por aqui gostava de tirar onda. no rosário botava apelido em todo mundo, fazia a linha bad boy cabeludo e tatuado, arrepiava as mina, mas nunca ligava no dia seguinte. ligar mesmo, só pro surf. nosso herói sobre as ondas chegou a se destacar num campeonato gaúcho onde pegou final mesmo surfando com uma prancha de quilha quebrada, mas o seu lance na real era o free-surf, aquele só por diversão, segmento no qual ele se dedicou com afinco. aliás, muito afinco! surf trips mundo aforá, curtiu a costa rica e no hawaii encarou as mórra! morou na praia da guarda, na praia do rosa, em floripa e na califórnia. nas gringa, já de cabelo curto e descolorido, estudava business de noite e pegava onda de dia. isso todo dia. mas estudar mesmo, não era a dele. “malandro que é malandro, não quer ser doutor” confessa o niggaz. hoje quase não surfa, rala o dia inteiro nas melhores cozinhas da cidade pra garantir o leite da cria que tá chegando na área. se parou de surfar? "malandro que é malandro não pára, dá um tempo". That’s all folks!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

paixão pela cozinha


ele recém tinha passado no vestibular de engenharia na federal da bahia, quando viu ela passar na praia com um biquíni que na palma da mão já cabia. ele era meio hippie e curtia tocar viola, enquanto ela era só uma menina, isso lá na época das mariola. um dia ele tomou coragem e quis saber seu nome e se ela já ia à escola. a mãe dela tinha uma confeitaria e empregou aquele solícito estudante de engenharia que trabalhando noite e dia foi ganhando a confiança da família. quando comessou o namoro, era só na sala e com os coroa tudo de olho! até o dia que na cozinha da confeitaria a menina se tornou mulher e nosso personagem da semana foi concebido. parecia até escrito, esse neguinho na cozinha vai fazer bunito. That’s all folks!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

O personagem da semana é um artista

o mestre vagava com seu discípulo pelo deserto. morriam de fome, de frio e já tavam meio perdido. até que encontraram perto de um precipício uma casinha simples e aconchegante, dessas com fumacinha saindo da chaminé. foram acolhidos por uma família tri na paz que foi logo convidando a dupla para jantar e passar a noite. depois do jantar, o chefe da casa enquanto fumava seu cigarrinho comentou da sorte que tinham por ter uma cabra que dava bastante leite, do qual ele fazia um queijo maravilhoso e vendia no vilarejo vizinho. “nossa cabra valentina é que garante o sustento da família!” se orgulhava o afortunado pai de uma menina recém nascida. na manhã seguinte o mestre acorda seu discípulo e eles saem sem se despedir. vão até onde está a valentina e o mestre empurra a cabra no precipício! “mataste a cabra! ó mestre porque cometeste tamanha barbaridade?” exclama o discípulo estarrecido que no fundo no fundo pensava “e agora onde vou encontrar um queijo bom desses?” o mestre faz aquela cára de “deixa pra jamanta” e responde serenamente “entender o que fiz faz parte do teu aprendizado...” resignado, o discípulo seguiu seu mestre. depois de meses vagando pelo mundo afora ele resolveu largar o mestre de mão. “Bah! na real o mestre fudeu com a vida daquela pobre família!” pensou o discípulo. a dor na consciência era tamanha que ele resolveu procurar a família que vivia às custa da cabra, por sinal que Deus a tenha. encontrar o local exato era uma tarefa de gincana, já que o mestre dizia que se guiava pelas estrelas e tinha recusado o GPS do nosso amigo Montanha emprestado. somente anos depois finalmente o discípulo chega no lugar onde pensava encontrar a casa da fumacinha na chaminé. “pourra devo ter errado o caminho” se enraiveceu o ex-discípulo quando encontrou uma baita fazenda com jardins maravilhosos com várias caranga importada estacionada na frente de um belíssimo restaurante onde o cheff niggaz fazia sucesso entre os vips e famosos, ensinando a arte de preparar pratos refinados na beira de um precipício com uma vista deslumbrante do vilarejo vizinho. diversos pratos do cardápio tinham como ingrediente uma verdadeira especiaria, o delicioso e inconfundível queijo de cabra. that’s all folks!

terça-feira, 21 de julho de 2009

bem que eu desconfiava

a conclusão das investigações quanto ao envio da carta com ameaças ao blogduberna foi surpreendente! nenhum dos principais suspeitos teve envolvimento com o caso. tia cléia foi convincente no seu depoimento ao manifestar total apoio e orgulho da iniciativa do filho, apenas com a ressalva “investi tanto na sua educação, ele bem que poderia escrever em português correto...” nosso amigo importado se saiu com essa de que “no he nascido para actor de reparto. si no soy el centro de las atenciones, quiero más que se jodam este blog y sus seguidores” a polícia acreditou no argentino. já o galã italiano dos olhos azul mediterrâneo nem foi interrogado, uma vez que foi desvendada a assinatura de um milionário contrato de merchandising com importantes marcas de cosméticos para quando ele tiver sua imagem exposta neste nobre veículo de massa. a maneira como o roger se safou das acusações foi a mais meiga “a laurinha quer muito ler o que vai ser escrito a meu respeito. eu nunca faria nada que desapontasse meu amor” derramou-se nosso amigo. uma ação conjunta da polícia civil com a brigada militar que solucionou o caso. rastrearam as digitais na carta e chegaram até o culpado: David Coimbra. ele mesmo. que descontrolado urrava na delegacia “isso é concorrência é desleal! ele nem é jornalista e não precisa seguir pauta! eu aqui me ralando escrevendo sobre o futebol medíocre da dupla e ele se divertindo as custas dos amigo! esse cara vai acabar puxando meu tapete! eu quero meu advogado! agi em legítima defesa! me solta! me solta!” That’s all folks!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

carta anônima

nunca imaginei que esse blogduberna poderia me render tanta dor de cabessa. A idéia a princípio me parecia boa. aproveitar a dávida de possuir amigos tão especiais e fazer a partir deles personagens que se desdobrariam em torno de temáticas soava diverssão na certa. comecei me arriando no bairrismo e falei de superação na semana do leivas, agora na do césar, to jogando minha artilharia sobre o poder das escolhas e é claro falando de arte, na do jamanta iria ressaltar a importância dos cremes para o rosto e as vantagens do casamento. iria, mas não vou mais. hoje de manhã recebi uma dessas carta anônima com ameaças de morte caso continuasse a retratar meus amigos no blogduberna. tudo muito macabro e assustador. carta dessas de filme de psicopata com as letra recortada. a ameaça era clara: “Pro teu bem e o da tua minha família para de escrever sobre os amigos!” tah podem me chamar de cagão, mas acontece que veio no envelope uma foto da minha sobrinha maitê brincando no parcão! Bah! vou me dedicar a escrever sobre assuntos menos polêmicos, tipo política, sexo e religião, agora falar dos amigo não é mais comigo não! That’s all folks!

domingo, 19 de julho de 2009

tão imperdível quanto um grenal!

quando pensamos em jogador de futebol a imagem que logo nos vem a cabeça é a do menino de origem pobre, que através do seu talento conseguiu tirar a família da miséria. aquele jeito de pagodeiro de quem saiu do morro, mas ainda não tirou o morro do corpo. nada mais distante da realidade vivida pelo nosso personagem da semana. a exemplo de kaká, césar vem de família de classe média-alta e frequentou algumas das melhores escolas particulares de porto alegre. seu perfil fez com que aproveitasse seus anos na europa de maneira diferenciada. sua polêmica transferência do grêmio para o paris saint-german lhe rendeu muito mais que a raiva de parte da torcida gremista, lhe abriu os olhos para o mundo da arte. “como bom gremista, adoro a intensidade do azul do Manet, em especial a presente no quadro argenteuil” confidencia césar, fã do artista francês. mais tarde ao ser negociado com o atletico madrid, fez mais do que ir as touradas na plaza de las ventas. passava horas no museo reina sofia estarrecido diante do guernica, obra prima de picasso. “o retrato do sofrimento do povo da cidade espanhola bombardeada pelos alemães na segunda guerra me dava ainda mais garra para superar as violentas defesas adversárias” filosofa nosso herói de chuteiras. quando encerrou sua carreira no palmeiras ainda pode curtir obras importantes no MASP. “aquele quadro do renoir é o meu preferido! Acho que é porque fico imaginando minhas filhas gêmeas naqueles vestidos azul e rosa”. por sinal em função das comemorações do ano da frança no brasil, nosso MARGS está recebendo uma porção de obras primas de artistas franceses ou de outros que moravam em paris entre 1860-1960. o césar já foi na exposição que fica na república dos pampas até o final de agosto e diz que diferente da dupla grenal, "alí só tem craque"! That’s all folks!

sábado, 18 de julho de 2009

ser personagem da semana pode causar enjôo, náusea e euforia.

diferente das novela da globo, no blogduberna nomes, locais e acontecimentos não são mera coincidência. aqui toda quinta-feira o personagem da semana é um amigo nosso, com nome, sobrenome e apelido reais. os lugares também existem de verdade, só os acontecimentos que via de regra são distorcidos com o objetivo de servir de pano de fundo para falar da vida do ponto de vista do berna esse. um cára que a exemplo de todas as pessoas que conhecemos, tem qualidades e defeitos. aliás muitos defeitos. uns mais conhecidos, outros que com o tempo talvez se tornem surpreendentes. falando nisso, o que não causa surpresa nenhuma é um certo desconforto que o personagem da semana sente ao se ver retratado por essas bandas. “no estoy de acuerdo con NADA de lo que escribistes” foi a reassão do nosso primeiro personagem, aquele importado da europa latina. e vamo combiná que quem viu o personagem dessa semana jogando bola com a 10 do Grêmio sabe que o comentário “Berna, vou te confessar ... tu tinha mais chance como nadador do que eu como boleiro.” é um tapinha de luva e tanto. O resumo da ópera é pra não levarem o blogduberna muito a sério, o fato de estar publicado aqui nesse humilde espaço não significa que no próximo chopp na calçada da fama vai estar a society portoalegrense inteira te olhando e cochichando: uhn, pra mim essa história de “sempre tem como” é marketing ou “bah esse cára bem que podia ter ido pra lateral direita”, “que nada! ele daria certo mesmo era com a 10! se tivesse continuado jogando seria o craque do gaúchão ’93 e em ’94 já botavo o zinho no banco!” that’s all folks!