domingo, 5 de dezembro de 2010

falando com o cára certo


saí do escritório e tava indo em direção a padre chagas quando vi Deus sentado no banco da pracinha, tomando um chimarrão e folheando a última RM. pensei pô! vô chegar no cára e pedir umas dica! sem saber direito por onde começar tasquei um “e aí deus, curtindo a edição de aniversário?” ele respondeu com a voz do paulo cesar pereio “meu filho, essa revista eu já conheço desde o tempo que era só uma idéia na cabeça de uns guris que estudavam na espm.” beleza! tô falando com o cára certo! seguinte, preciso...antes mesmo de pedir a ajuda divina Ele me interrompeu com ar irritado “pensei que depois de gritar bi-campeão com gol do damião tu ia me dar um descanso por uns tempos...além disso, deverias ser mais educado, chegou com muita intimidade, que papo é esse de e aí deus? me chame de SENHOR! primeiro te enturma, depois vem lançar modinha!” pregou e desapareceu. fiquei ali olhando pro banco vazio da pracinha e me dei conta de que deveria escrever sobre a educação que espero pros meus filhos. não essa das boas maneiras que não assimilei tão bem lá em casa, mas sobre uma reforma no sistema educacional. o consultor inglês sir ken robinson argumenta que a escola mata a criatividade. as crianças nascem com o potencial do tamanho de um oceano e ao longo da sua vida escolar vão sendo capadas a ponto desse talento caber num copo de água. as causas são a maneira como as matérias estão estruturadas, o formato expositivo de ensino, os mecanismos de incentivo aos professores e as fórmulas prontas pra solucionar problemas antigos, que não preparam as pessoas para enfrentar os desafios de um mundo em rápida e constante mutação. claro que transformar um sistema enraizado não acontece da noite pro dia, muito menos é coisinha simples de se colocar em prática. “isso é uma tarefa de gincana até pra mim que sou o todo-poderoso” se defenderia Ele. apára! nunca te dão uma cruz que tu não consiga carregar! falando sério, é inegável que uma revolução no sistema de ensino traria um benefício pra toda sociedade, que precisaria sair do sofá de achar que ao colocar o filho na melhor escola particular do moinhos já está fazendo sua parte. requer mobilização e persistência. mesmo porque acreditar que vou de novo encontrar o cára certo na pracinha e que, dessa vez só porque serei mais educado, Ele vai me deixar lançar modinha, é acreditar em papai noel né ô! That´s all folks!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

canja de galinha

se rolasse  aquele papo de cadeia “e tu fez o que pra chegar aqui?” pra quem assume a presidência, a dilma ia ter muita história pra contar. pra começar ela puxou quase três anos de cana, foi torturada e não entregou os fáxa! depois veio pra porto alegre, se casou com um homem, foi secretária do governo gaúcho e daí pra se tornar a pessoa de confiança do presidente mais popular que esse país já viu rolaram coisas que, talvez pela força do hábito, ela não confessaria. pra completar, venceu um câncer e uma campanha eleitoral pra presidente na sua estréia como candidata. segundo um conceituado advogado criminalista da capital, dono de haras e petista de carteirinha, sim a coerência anda em baixa depois da era dunga, “dilma é uma guerrilheira que agora vai lutar pelo povo!” vamo combinar que depois de tudo que essa mulher enfrentou, ao menos o benefício da dúvida em relação a sua competência ela merece. dizem que canja de galinha e alternância no poder não faz mal a ninguém, mas ainda assim preferimos não manifestar qualquer posição política, afinal esse papo de que a liberdade de imprensa será mantida é discurso de posse, vamo esperar a mulher sentar na cadeira, pegar a caneta, respirar fundo e dizer, bueno isso de dizer deixa pra ela: http://www.youtube.com/watch?v=El9ujoIe1QM  That´s all folks! 

terça-feira, 21 de setembro de 2010

não muda nada!

tem nego achando que o nível dos candidato decaiu muito esse ano "pourra na eleição passada tinha a manuela que até dava pra fazê, agora sobrou o que pra gente escolhê? a ana amélia lemos? a dilma? putz! fala sério!" falando nisso a manu continua na política, claro, só que vai pra deputada federal e a briga é com o danrlei, fáxa do palhinha que, digam o que quiserem, u cára conseguiu se destacar no gfpa, imagina jogando pela seleção gaúcha? vai dar espetáculo! agora se eleição tivesse um pouquinho da empolgação do futebol, talvez a nossa pra governador não iria acabar já no primeiro turno, não iam achar graça de um gauchão decidido sem grenal! mas vamo fazê o quê? dizem que “todo poder emana do povo” enquanto isso na padre chagas os parssa não ajudam, no find da eleição vão viajar pra buenos aires, enquanto quem não tem grana pra pagar escola particular, plano de saúde e segurança 24 horas que aguente os próximos 4 anos afinal “não muda nada!” sei. quem, a exemplo do tiririca, acha que pior que tá não fica, aguarde e desconfie! that´s all folks!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

não necessariamente nessa ordem

o adulto-jovem público-alvo da RM é aquele pessoalzinho que passa o ano novo em punta, o verão em atlântida, o inverno em gramado e nesse meio tempo almoça na padres chagas? bah se tu pensou nisso tudo aí, aposto que deve ter nascido num pedacinho da america latina onde rotulam as pessoas como “huguinho o viadinho” ou “zezinho o coloradinho”. tudo bem, todo mundo faz isso, não é uma exclusividade da republica dos pampas. o adulto-jovem esse tem um jeito peculiar de encarar casamento, trabalho e prazer. não necessariamente nessa ordem. pra ganhar a vida, queremos ser reconhecidos fazendo o que gostamos, do jeito que queremos. nada mais justo, afinal quando fazemos o que nos dá prazer, a trajetória é mais suave e o resultado muito melhor. toda a sociedade ganha quando a turma faz aquilo que ama. falando nisso, esses dia uma parceira de trabalho desabafou “te vejo e fico menos angustiada que meu filho de 28 anos ainda não se casou!” eu digo calma, relaxa, cada coisa a seu tempo, com o avanço da medicina vamos viver cem anos e vai sobrar tempo pro guri dar uma volta ao mundo antes do tal casamento. se fosse uma filha diria que o relógio biológico segue com seu tic-tac implacável e que a vida das mulheres é mesmo mais difícil pourra! mas essa já é outra história. por hora tamo aqui lembrando que nossa geração tem uma imensa vantagem: podemos fazer tudo mais tarde e aproveitar mais a vida! ê beleza! acontece que nesse meio tempo, até na padre chagas, a banca paga e recebe. pra início de conversa, hoje os desafios do ambiente de trabalho estão mais pra uma montanha russa do que pra free-way do tempo dos nossos coroa. a competição aumentou, a quantidade de informação instantânea nem se fala, é tudo ao mesmo tempo agora! somos bombardeados com muito além do que conseguimos digerir, o que a médio prazo pode gerar desconfortos do tipo "devo virar baterista de banda e debulhar o rock n'roll ou seguir nessa onde estou?” independente da escolha, o tempo vai parecer mais curto, os lugares, as pessoas e as idéias vão estar mais próximos e o negócio então é se mexer! como diz aquele filósofo alemão, a vida está na ação meu irmão! aproveite sem moderação! That’s all folks!

sábado, 11 de setembro de 2010

jamanta fake desmascarado!

pra desvendar o mistério que cerca a verdadeira identidade do jamanta fake tivemos que apelar para os serviços da squadra inteligência em segurança, que depois de meses de trabalho rastreando informações, cruzando dados e seguindo pistas, finalmente desmascarou o impostor: ele se chama raimundo, mora em belém do pará, foi criado pelos avós, é torcedor do payssandú, mede menos de um metro e meio, nunca teve registro de sócio em nenhum clube importante, muito menos comprou perfumes ou cremes de grife, aliás mal toma banho, não é chegado em sol e tem como principal objetivo de vida comer alguém, algo que não conseguiu nos seus vinte e nove anos de vida. o pobre coitado depois de desvendado ficou desolado e confessou solussando pro gustavo “ao participar do blogduberna como j. fake vivia curtindo o ano-novo em punta e o verão na casa do gennaro. sentia como se estivesse tomando decisões importantes no juvenil e no grêmio, parecia que era eu que trabalhava como ninguém! agora tudo acabou! sou mesmo um perdedor nunca vou atingir meu objetivo de vida...” calma, muita calma nessa hora, olha aí o exemplo recente du cára com a fáxa de campeão, olhos marejados, escutando o clamor da torcida colorada “fica celso roth! fica celso roth!” como diria nosso amigo do primeiro mundo, raimundo, sempre tem como! That’s all folks!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

e vice-versa

nos meus anos em madrid pude comprovar que os espanhol se acham muito, são os argentino da europa, o que por si só já é uma redundância, afinal segundo nossos hermanos a argentina fica na europa! falando nisso ontem as duas seleções se enfrentaram na mais européia das capitais - buenos aires - e seguindo a lógica local de que "no hay amistosos" la albiceleste meteu quatro na roja! isso que o d’alessandro só jogou 2 minutos e o maradona nem tava em campo! falando em futebol, a estratégia de simular lesão e ameassar parar de escrever aqui nesse nobre espaço deu certo. a Madriz, importante consultoria de marketing, fechou um contrato milionário pro blogduberna completar a marca de 100 posts publicados! pelas minhas contas temos mais meia dúzia pra escrever e vamos dedicá-los a alguns dos assuntos que mais renderam na história deste blog. já posso adiantar que temos agendada uma entrevista exclusiva com nosso amigo que trabalha como ninguém e ainda vamos desvendar a identidade do jamanta fake! aguardem e confiem! That´s all folks!

domingo, 22 de agosto de 2010

rumo ao tri?

só porque ganhou meia dúzia de títulos internacionais nos últimos anos, agora o colorado acha que se igualou ao gfpa. que piada! o coirmão da azenha tem algo que nunca teremos: o título da segunda divisão! que além da taça rendeu um baita dvd da batalha dos aflitos. falando nisso lembro quando fui morar em sampa em 2005 e o inter ainda não era campeão de tudo, mas tava começando a se arrumar, tinha ganho uns gauchão e nas roda de discussão eu ficava sem argumento quando me diziam "tá sendo campeão ganhando de quem? do gremio?" jah to na torcida pra que esse ano o imortal tricolar não seja tri-rebaixado. e no mais deixo aqui o primeiro aviso que muito em breve o blogduberna vai entrar em recesso por tempo indeterminado. como diria o baixinho romário "tem que saber a hora de parar peixe". mesmo porque fica clara a decadência de um blog que antes escrevia dos amigo e agora taí nessa vidinha de comemorar um título de uma libertadores esvaziada, em ano de eleição e de copa do mundo, contra um time mexicano, onde a taça foi entregue pelo pelé. apára! se o título fosse importante seria entregue pelo maradona pourra! that's all folks! 

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

ééééé mais um gol brasileiro!


quinta-feira passada ao mesmo tempo em que os candidatos a presidente da república participavam do primeiro debate na band, inter e são paulo se enfrentavam pela taça libertadores ao vivo na globo. os números de audiência falam por si: 31 pontos pro jogo e 3 pro debate. na preferência do brasileiro deu futebol 10 x 1. tah certo que a partida não era qualquer uma, decidia vaga na final da libertadores e no mundial da FIFA. como estamos no país do futebol, podemos dizer que o debate era como um jogo nas primeiras rodadas de num campeonato de pontos corridos, não ia decidir nada. na sabedoria popular “esses político vem e ficam aí 4 ano e vão embora, não muda nada pra gente, já um título de libertadores fica marcado pra vida inteira!” como sou brasileiro e não desisto nunca, tenho esperança que um dia vamos todos estar mais preparados pra escolher nossos representantes, acompanhar seu trabalho e cobrar resultados. falando nisso, hoje as 22hs tem debate dos candidatos pro governo do Estado na band e o jogo do gfpa começa mais cedo, então vai dar pra fazer as duas coisas! primeiro acompanhar o clássico com o goiás e depois começar a decidir quem está mais preparado pra dar ao nosso Estado o mesmo relevo que nosso futebol tem em âmbito nacional e parar com esse deixa que eu deixo pourra! that´s all folks!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

rubens! rubens! rubens barrrrichello do brasil!

demorô um pouquinho mas o rubinho passô o alemão. pourra e de quebra ainda levou a décima posição no gp da hungria! justo onde não tem ponto de ultrapassagem! típico caso daonde menos se espera é dali mesmo que sai. podem até dizer que foi como u cára que pega a adolescente dos sonhos de infância quando ela jah tah caidona no aniver de 60 anos, mas pelo menos o pé de chinelo deixou sua marca e ainda saiu rindo com aquele ar de “ela só se fazia, desde aquela época eu já sabia” ainda mais que tudo rolou na semana seguinte ao gp de hockenheim, onde no ano 2000 ele saiu em último, passou todo mundo, ouviu o chato do galvão gritar “rubens, rubens, rubens barrrrrrichelo do brasil!” e comemorou chorando feito crianssa a primeira de suas poucas vitórias na F1. isso que naquela época ele nem imaginava que no mesmo circuito lah na alemanha o massa ia dez anos depois mostrar pro mundo inteiro que nunca vai ser massa, que a ferrari sempre será a ferrari e vice-versa. como diria um dunguista coerente "manda quem pode, obedece quem tem juízo!" That’s all folks!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

só se fala noutra coisa

foi só sair no jornal da band a matéria falando que o livro aquele DOZE HOMENS NENHUM SEGREDO é campeão de vendas na internet para que centenas de milhares de curiosos dos quatro cantos do brasil entrassem em contato com o blogduberna. queriam de um tudo, até comprar o livro! curioso mesmo foi o caso de uma importante indústria de celulose que estava interessada em medir o impacto que a venda de livros sob demanda poderia ter sobre sua produção de papel, deveriam eles acelerar o plantio de eucaliptos? vai saber. na real a maioria dos contatos queriam saber como publicar sua própria obra, afinal se até o berna escrevendo errado desse jeito conseguiu emplacar um "sucesso retumbante de vendas", pourra porque o césar não pode? só se fala noutra coisa! that´s all folks!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

só a cara e o jeito de andar


os maluco se mandaram da inglaterra, fugiram dos altos impostos da rainha e da cobiça de um empresário pra lá de trambiquero pra basicamente começar a ganhar grana o suficiente pra manter um estilo de vida que incluía iates, jatos, limusines, champagne, drogas e mulheres caras. não necessariamente nessa ordem. isso lá na primavera de 71 quando eu acho que nem o ariga era nascido e os stones se mudaram de mala e cuia pro sul da frança. um malandro que não lembro o nome e que foi só pra passar uma tarde tirando foto dus cára, acabou vivendo seis meses na mansão do keith richards na beira da praia! com tudo que vocês imaginam que isso possa incluir. imaginação a parte, ficou registrado o documentário "stones in exile", a história da gravação do disco duplo que ficaria marcado como o melhor da maior banda de rock de todos os tempos. falando nisso, fica aqui meus parabéns pelo aniversário desse tal de rock & roll, que a exemplo do blogduberna de loco só tem a cara e o jeito de andar. That´s all folks!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

dizem us cara

a edição #29 da RM está nas bancas essa semana e conta com um texto inédito do blogduberna. olha que chic muleque! pra quem ainda não conhece, a RM está completando 6 anos e até ano passado se chamava revista moinhos. trata desde moda, consumo, lugares, comidas, gostos, manias e tendências de um público adulto-jovem, seja lá o que isso signifique. enfim me pediram pra escrever uma coluna sobre o tema dessa edição: brasil. dizem us caras tá moda. falando nisso, assinei um contrato milionário de exclusividade e não vou poder estar publicando o texto intitulado "maravilhoso país vizinho" aqui nesse nobre espaço. nós do blogduberna contamos com a compreenção dos nossos milhares de seguidores. that´s all folks!

sábado, 3 de julho de 2010

nada mais importa!

depois de sofrer com a amarelada do brasil, onde o felipe melo fez o que todo mundo já sabia menos o coerente dunga, tive ainda que aguentar us alemão dando um chocolate sem cacau no time do maradona. putz que sacanagem! a argentina representava o futebol bonito que o dunga barrou quando aderiu a campanha da rbs "crack nem pensar". falando em técnico foi o que faltou pros hermanos levarem o caneco. na africa o dieguito foi imbatível nas entrevistas, nos malabarismos na beira do campo e nas cobranças de falta sem barreira, mas treinar time de futebol não é a dele. falando nisso, agora que acabou esse negócio que desperta de verdade a paixão do brasileiro podemo largar tudo de mão, não me venham com papo de eleissão, e fazer que não é com a gente, mesmo porque ainda tem uma libertadores pela frente! onde o celso roth diz que o time vai jogar pro alecssandro! espero que ao menos o pé frio do mick jagger não vá assistir aos jogos do colorado carajo! that's all folks! 

segunda-feira, 28 de junho de 2010

fussball transgênico

quando se imagina a cára de um povo, geralmente o que  vem na mente são caricaturas. pode ser uma japonesa de olho puxado sem peito nem bunda, uma sueca loira alta de olhos azuis atriz de filme pornô, uma turca de burca e tudo mais que a essa altura estiver passando pela tua cabeça. já nessa copa do mundo com esse bando de jogador naturalizado, os estereótipo ficam tudo virado. na argentina o messi sente saudade de falar catalão e o higuain artilheiro daquela seleção nasceu na frança! sério. lá no time dos estados unidos tem um bando de latinos, na seleção portuguesa tem tres brasileiro e eles ainda reclamam que o técnico é portugues pá! já na alemanha, o treinador é português, os atacantes são poloneses, o meio campo é turco e um dos defensor é ganês! virou um time transgênico! nada contra, afinal em terras tupiniquins nos aproveitamos há tempos duma mistureba: jinga dus baiano, malandragem dus carioca, força dos gaúchos e união dos paulista pra, pourra meu, ver o brasil campeão! agora se sábado a alemanha eliminar nossos hermanos com um gol do cacau, brasileiro mulato nascido na periferia de santo andré, "no llores por mi argentina", us alemão aprenderam a lição: viva a miscigenação! that's all folks!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

país da piada pronta

quando em '86 o atual técnico-gandula da argentina meteu a mão na bola pra fazer o gol da vitória foi a mão de deus. agora só porque o fabuloso ajeitou a bola duas vezes com a mão antes de dar os balãozinho e meter pra dentro foi coisa do diabo! pior mesmo é reclamar que o mesmo juiz esse que validou o gol ilegal, ter mandado mais cedo pro chuveiro o kaká, que casou virgem e que agora tá com uma pubalgia! depois da belíssima exibição diante do brasil, o ditador da coreia do norte liberou o jogo ao vivo pra toda nação ver o time tomar 7 de portugal! depois não querem que o dunga xinge toda a imprensa! na inglaterra onde o capitão terry pegou a esposa do melhor amigo querem derrubar o técnico capelo porque o italiano só arranca empate! daí mandam de volta pra paris o anelka porque fez o que todo povo frances queria: mandou o  domenec pra puta que pariu! e ainda dizem que o brasil é o país da piada pronta e aqui tudo acaba em samba! that's all folks!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

o portuga das canárias

                                        
tava trabalhando num hotel em fuerteventura na beira da praia, brincando de professor de natação, alongamento, tiro ao alvo e ainda recebia pra isso. como tinha um dia de folga resolvi conhecer uma ilha vizinha lah nas canárias, só que essa vulcânica, com areias pretas e água azul turqueza, coisa de loco! falando nisso, depois de dar uma banda ao redor da ilha no find tarde parei num pub, comecei a tomar umas bira e trocar uma idéia com um fáxa do leste europeu que falava um español bem honesto. e ali fiquei quase até anoitecer quando pedi pra tirarem uma foto nossa, afinal aquela altura o fáxa tinha baixado várias rodada e virado parceiro. foi quando ele se apressou em recusar "não gosto de foto" virou as costa e foi embora. até hoje não descobri se era um bandido, um refugiado, vai saber...se alguém quer ficar longe de tudo, isolado do mundo, lanzarote era o lugar. pois foi justamente lah onde o saramago escolheu morar depois de escandalizar a igreja católica com o livro “o evangelho segundo jesus cristo”, aliás o único que lí du cara. pourra só porque o jose come a maria, o menino sai lambuzado de placenta da barriga da mãe, que depois de homem feito escolhe viver com uma puta, pra no final admitir que deus criou o diabo, deixou todos português chocado! eu mesmo se tivesse encontrado ele no pub aquele tinha baixado uma rodada enquanto era tempo. a essa altura ele deve estar em outro lugar, quem sabe conversando com o homem. quem sabe? that's all folks!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

de madrid al cielo!

foi uma baita surpresa chegar na españa e descobrir que nosso amigos acreditam que fica lá a cidade que mais se aproxima do que seria o paraíso. nada contra aquele estilo de vida onde nos verões a galera se refresca nas piscina com as chicas todas de topless, os almoço são de 3 horas regado a um bom vinho, nas noite se sai "de marcha" para tomar unas copas sem se preocupar em ser assaltado, nos finais de semana se passeia pelo parque do retiro, se aprecia alguns dos melhores museos da europa e se disfruta de um futebolzinho com uma seleção de craques do mundo. de madrid al cielo! quem sou eu pra achar isso ruim? muito pelo contrário, madrid está muy bien! acontece que a españa sempre padeceu de uma falta de união tão grande quanto a fé cristã por aquelas bandas. quando os romano invadiram a península ibérica ficaram impressionados: “nunca lutamos contra um povo tão valente, ainda assim a vitória foi das mais fáceis, us cara não se juntam”. us cara se consideram tão bons que cada pueblo quer ser um país em si mesmo. só que aí criaram um slogan pra seleção que colou “cuando juega la roja jugamos todos”, surgiu uma baita safra de craques que já levaram a eurocopa e estão com cara que dessa vez passam das quartas na áfrica. na semana que antecede sua estréia na copa o marca, jornal mais vendido na terra das touradas declara com uma humildade porteña: somos os melhores do mundo! como fiz questão de ressaltar no chat no jornal esse “tem que respeitar a españa, pourra juntos ganhamos 5 copas do mundo carajo!” that’s all folks!

sábado, 5 de junho de 2010

mini-série da famiglia

ela chegou alí na madriz falando no celular e apertando minha mão dum jeito distraído, era boa, mas com certeza já teve dias melhores, não importa, a reporter da tv bandeirantes táva de cára "era só o que me faltava, fazê uma matéria lá pra sampa, onde nem apareço, falando de um livro que ninguém leu e de um autor que nem é escritor!" realmente não deveria ser o ponto alto da sua carreira, mas enfim, ligou o piloto automático e me fez umas perguntas do tipo a que se deve esse sucesso todo de vendas? sucesso de vendas? fála sério! no brasil ninguém lêe nada, só assiste tv ou fica na internet! foi aí que caiu a ficha: vou transformar os amigos do livro em personagens de uma mini-série! lógico! como a seleção dos atores é importante, resolvi deixar pra quem sabe, o mabeiço tem mais horas na frente da telinha que o resto da turma toda somada. ele logo se entusiasmou e esboçou uma fórmula de sucesso: “o segredo está no equilíbrio entre rostos bonitos, atores competentes, uns brigões, um garanhão, um dançarino, um comediante e uns viado. então coloca o fábio assunção no papel do fipe, o baiano lázaro ramos no do café, o marcos palmeira interpreta o diguinho, o jesus luz fica de sagui, o wagner moura de montanha, o josé mayer come todas pelo césar, rickson grayce mostra a sensibilidade do rafa, o sydney magal com a malemolência do roger, o renato aragão demonstra a grassa do argentino, o raul cortez o refinamento do gordo e pra preencher a cota dos viado coloca o vitor fasano de jamanta e ninguem melhor que o cristian pior no papel do berna." annnããão! querem me derrubar? vamo ficar só no blogduberna que já tá dando muito trabalho carajo! that's all folks!

sábado, 22 de maio de 2010

vamo empatar com quem?

saca o filme aquele “o segredo” onde us cara quando querem uma ferrari, já se enxergam pilotando uma vermelhinha, quando precisam de um milhão de dólares, já sentem o peso das verdinha ou quando sonham com o hexa visualizam a sexta estrela na camisa, o choro da desclassificação dos hermanos e tudo acaba rolando? esse mesmo. pois nesse nosso atribulado verão passado o fipe passou o tempo inteiro garantindo “berna no estágio atual em que estamos, só tenho certeza de duas coisas: vou estar namorando no carnaval e esse teu livro vai nos levar pra capa da isto é” e não é que ele começou a namorar mesmo no carnaval e seus amigos, bom não chegaram na capa, mas sairam numa reportagem da isto é dessa semana! então será que o tal “segredo” funciona mesmo? ou tudo só aconteceu porque a bansen assessoria de imprensa fez bem seu trabalho pra divulgar a agbook e nosso amigo do sorriso maroto fez a dele: “sim te aceito em namoro”? não interessa, u brabo mesmo foi ter perdido a capa pra uma disputazinha entre o lula e o obama. apára! perdemo pra eles vamo empatar com quem? fála sério! that's all folks!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

brasileiros, operários e guerreiros

jah vou dizendo que escrevo sobre a nossa selessão com ss em forma de protesto! o blogduberna descobriu em primeira mão o motivo pelo qual o paulo henrique ganso não vai pra africa. “tchê tu acha que eu ia convocar jogador com nome de animal? mas bah! ainda mais um gansso! o pânico e o cqc não iam largar do meu pé! o que eu preciso é de um time de guerreiros! que combina mais com a campanha da brahma!” raciocinou o dunga. legítimo cara, que ao ser dono de uma opinião, tornou-se refém dela: “preciso ser coerente!” pourra levar duas revelações num grupo de 23 seria incoerencia? ele acha que sim! o kaká tah bichado, quem vai fazer a dele? não interessa? fála sério! estamos levando um time de operários pra na marra mesmo trazer mais um caneco! garanto que vai doer, mas a verdade é que como bom brasileiro não desisto nunca e acredito que vamo rumo ao hexa! mesmo que isso inclua, eventualmente, torcer pro nosso amigo josué. aguardem e confiem! that’s all folks!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

argentinos, boludos e ausentes

virou febre ao redor do mundo o álbum de figurinhas da copa, onde us cara tiveram que escalar os times antes de sair a convocação e no nosso caso deixaram de fora craques como ganso e neymar, até aí tudo bem, quero ver o dunga semana que vem! na argentina ficaram de fora do álbum uns 23 craques, tamanha a qualidade da safra que está arrebentando nos gramados mundo afora! vamo combinar que eles merecem ganhar essa copa! tem o melhor jogador do mundo disparado que tem tudo pra, depois de 24 anos, conduzir a albiceleste ao tricampeonato! pérai só um pouquinho! o brasil, que é o brasil, teve que esperar 24 anos pra ganhar uma copa, porque a argentina não pode esperar 48 pourra? lógico. já imaginaram que emoção, em 2034 ver o messi chorando e vibrando “tricampeones!” falando em emoção, pra quem tah se divertindo com a propaganda duns boludo sambando e torcendo pro brasil porque tomaram umas skol, vale a dica do vídeo abaixo que mostra porque eles levam os oscar e nós as copa. that’s all folks!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

o sem noção sem limites


até pouco tempo atrás existia um consenso na equipe do team maha: nosso amigo sem noção nadava como poucos, mas chegava na hora h se boicotava e não emplacava. “cabeça fraca” era o que mais se escutava. também imaginação pra isso é o que não faltava! levar uma vida pouco regrada, nunca aparecer em dois treinos seguidos, não importava, ele arranjava em jeito pra não chegar lá. pois nesse verão ele contratou os serviços do personal dedi, começou a nadar mais seguido e chegou pra competir na piscina do maracanã com o dever de casa praticamente em dia. não satisfeito com o podium nos 100 metros livre exigiu uma vaga no revezamento. desejo prontamente rechaçado pelo nosso amigo sem paciência “pourra malandro, com esse barriguete, fala sério!” o jamanta, nosso vice-presidente de tudo, resolveu promover uma eliminatória e o sem noção ganhou! mais que isso, na hora do vamo vê ainda deu um tempo melhor que o argentino aquele das pernas curtas! “agora quem precisa fazer eliminatória pra nadar comigo são os medalhões” garante nosso amigo que parece não ter limites e já projeta um final de ano diferente “se bonito e simpático já faço um estrago, imagina sarado” hahahaha sorri o sem noção that’s all folks!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

nosso amigo sem noção

esse nosso amigo é uma figurassa que se refere a ele mesmo sempre na terceira pessoa, como se estivesse falando de um personagem, o que por fim das contas acabou virando aqui no blogduberna. ontem a noite batemos um descontraido bate-papo em um tradicional restaurante em copa no rio, cidade que ele diz ter a sua cara, relaxado, extrovertido e com facilidade de fazer amizades, especialmente as femininas. na natação se destaca pela técnica apurada, já nas balada pelas acelerada! vai de 0 a 200 km/h em menos de 5 segundos, funciona como um carro abre alas pra turma, vai bem nos primeiros minutos, mas logo justifica seu apelido de sem noção e quebra tudo! na praia dependendo do tamanho do biquini da gatinha, ele pergunta se pode se sentar ao seu lado e antes mesmo de ouvir a resposta já está instalado, pronto pra uma hora de conversa mole. tem papo de cabeleireiro, não sei da onde tira tanto assunto! se espantam os amigos. "Deus dá um dom pra todo mundo. pra mim ele deu o da conquista!" acredita nosso don juan. acontece que nosso amigo, seja em porto ou em londres, adora um compromisso, está sempre namorando, aí fica praticamente um rapaz comportado, bastante acomodado, pode passar o dia inteiro no sofá, numa leve batalha com a balança, fazendo o máximo pra fazer o mínimo, diferente dos tempo de solteiro, quando chega chegando no meio de um grupo de gurias e é capaz de se sair de perguntas simples como "e esse quem é?"  com tiradas do naipe "sou quem tu quiser! realizo todas tuas fantasias!" grita entre gargalhadas nosso amigo sem noção. that´s all folks!

terça-feira, 20 de abril de 2010

chinese democracy

o blogduberna sofreu um ataque de hackers que apagaram o post "com o coração na ponta da chuteira" publicado ontem, aquele que misturava política, big brother e copa do mundo. ameaçaram aniquilar com todo blog caso não deixasse aqui dito que "o único zagueiro capaz de parar o messi é o zanetti", que também é argentino e que portanto nossos hermanos são os favoritos pra ganhar a copa. outras das suas exigências foi declarar que "quem merecia ter ganho o bigbrother era o dicesar por representar melhor o rio grande do sul que o dourado" e que o assunto "política em ano de eleição deveria ser evitado pro meu bem e da minha família". como colocaram família no meio, preferi não polemizar e atendi suas 3 exigências...agora o brabo foi ter percebido que sorrateiramente deletaram um comentário recente de um dos supostos jamantas que frequentam esse nobre espaço. aí foram longe demais! querem transformar o blogduberna numa democracia chinesa? já em clima do filme tropa de elite 2 afirmo: NUNCA SERÃO! that's all folks!  

injustiça

depois que o livro DOZE HOMENS NENHUM SEGREDO se tornou um sucesso midiático, encomendas de novos exemplares pipocaram dos quatro cantos do brasil, o número de acessos ao blogduberna cresceu de forma exponencial, seja lá o que isso significa, e minha vida virou do lado avesso. não chega a ser um momento ex-bbb, cobrando cachê só pra aparecê, ou que esteja cercado de paparazzi, loucos por um factóide do tipo “nadador do juvenil é flagrado até altas horas na balada e falta mais um treino no sábado”. seguido de uma entrevista tranquilizadora com nosso treinador marcelão lindauro, que minimizaria o fato “o atleta foi poupado visando a competição da semana que vem” na verdade o que mudou pra pior é que de uma hora pra outra, todo mundo quer virar personagem do blogduberna. to falando sério! não sei se os piores são os que ainda estão se acostumando a ser o centro das atenções “pourra o bbb vai ser o único título do inter esse ano, cade meu post?” esbravejou o dourado domingo passado sofrendo com o colorado ou então os lamentos de quem ainda quer seus 15 minutos de fama, como os da ivone, que semana passada quando servia o almoço resmungou “fica escrevendu dessas guria que tu conhece no verão, eu aqui há 20 ano lavandu, passandu, cozinhandu e o pior, aguentandu teu irmão lorenzo, e não ganho nem uma linha que seja! quanto injustissa!” that’s all folks!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

voa canarinho voa

já entrando no clima de contagem regressiva, o bloguduberna vai lembrar a copa de 82, onde a seleção brasileira assombrou o mundo e fez o país inteiro sonhar com o tetra movido pela emoção de um time que não jogava, encantava. também não era por menos, tinha no meio campo falcão, sócrates e zico! isso sem falar de mais uma geração inteira de craques, de quem não se podia esperar menos que um espetáculo! nessa terça as 21hs a ESPN vai passar na integra a fatídica batalha do sarriá, onde o carrasco paolo rossi derrubou por terra o sonho de um piá, o de toda nação verde amarela, e encaminhou o título da squadra azzurra. tem loco que acha que naquela copa só jogamos contra fraquerão: rússia, escócia e nova zelândia na primeira fase, a argentina meia boca do maradona aquele nas oitavas e que quando pegamos um time grande caímos. fála sério! como argumento inapelável seguem os 11 gols mais bonitos marcados na copa pela nossa seleção, que não levou o caneco, mas vendeu 600 mil discos com o jingle "voa carinho voa, mostra pra esse povo o que eu já sei" pourra eles já sabiam caralho! that's all folks!   

sexta-feira, 9 de abril de 2010

santa crise de identidade!

mais recentemente temos recebido centenas de milhares de comentários anônimos, beleza aqui no blogduberna ninguém pede a identidade pra galera escrever o que pensa “é proibido proibir!” o espaço é democrático, é chegar chegando e comentar, criticar, até mesmo elogiar. falando nisso, ultimamente houve uma proliferação de muitos, ou muitas, não sabemos ao certo, pessoas querendo se passar pelo jamanta fake, esse novo personagem que encarna algumas características do nosso amigo que trabalha como ninguém. umas mais marcantes como o CAPSLOCK e a fluência no italiano, outras menos visíveis no mundo online, como as lentes de contato e o tapete perça no carro. nossa equipe de hackers rastreou os comentários e descobriu um entre muitos dos impostores: alecssandro, o centroavante do inter, que esperneando, se debatendo e babando urrava: “mais vale ser um jamanta fake, do que um irmão legítimo do richarlyson!” That´s all folks!

quarta-feira, 31 de março de 2010

é o amor!

pra ajudar a carreira dos filho zezé di camargo e luciano a decolar o pai deles pegava todo salário suado de pedreiro, trocava por ficha telefonica e distribuia pra todos colega ligar pra rádio pedindo a música "é o amor". fez isso até a dupla chegar ao topo das paradas. não sei porque me lembrei dessa história, mas o fato é que o livro DOZE HOMENS NENHUM SEGREDO é o mais vendido entre os mais de 1.500 títulos disponíveis no site www.agbook.com.br , o que motivou a editora a mandar uma nota pra imprensa divulgando seus serviços de venda de livros sob demanda usando meu livro como exemplo. assim que hoje saiu um jabá do berna no jornal do comércio. fica meu agradecimento aos amigos, afinal sem eles o livro não teria existido, ao artista tambeiro guimarães que fez as caricaturas mais iradas da história desse país, a ana petrik que fez uma capa linda e é claro aos nossos milhares de leitores que desembolsaram uma verdadeira fortuna pra adquirir essa obra literária. já meus pais juram que não tem nada a ver com isso! that´s all folks! 

terça-feira, 30 de março de 2010

nosso amigo argentino em londres

já imaginaram a diferença que faria pra rainha da Inglaterra receber em seu país um argentino bem vestido e com ar aristocrático refinado no brasil? “seguro que tengo mucho a añandir a esta isla perdida entre el polo norte y europa” pensava el pibe. pois o cara da alfândega não se sensibilizou tanto assim com o leivas. só depois de uma hora de interrogatório, onde garantiu que as ilhas malvinas eram mesmo inglesas, que o argentino conseguiu entrar na capital do mundo. “de repente están distribuyendo dinero en la calle” bromeou ele. fato que, obviamente, não rolou. enquanto na republica argentina a economia ia a bancarrota, o cambio do peso pela libra ficava o dobro de pior em questão de dias, el pibe se virava pra sobreviver dois meses numa economia de guerra. o que não foi, digamos assim, um passeio pela recoleta num domingo de sol. “mira vós, en argentina la puesta de sol es nueve de la noche en verano, mientras acá se pone a las 2 de la tarde!” suspirava saudoso. aliás o aconchego do lar também fazia falta, por incrível que pareça ninguém queria alugar apartamento por período menor que um ano, nem mesmo pra argentino humilde! ele só conseguiu um teto pra morar a 20km do centro, graças a uma turma de gaúchos, e isso depois de confessar que sempre soube que pelé era mesmo melhor que maradona. “por lo tanto seria como el tercer mejor jugador de argentina” calculava ele. a distancia do centro o obrigava a longas jornadas no metrô, que tinha um preço mais salgado que champanhe em jurere no carnaval e que acreditem, tinha fiscalização da prefeitura. até o dia que pegaram nosso amigo do primeiro mundo sem o ticket do metro e ele preferiu pagar a multa que ser deportado pela scotland yard. não que estivesse apaixonado pela culinária inglesa, pela limpeza das ruas ou pela pontualidade do big ben, mas sua amada estava por aquelas bandas e, já naquela época ele sabia, essa é a guria! That´s all folks!

quinta-feira, 25 de março de 2010

a aeromoça de marrakech

a novela o clone tinha acabado de passar na globo e a idéia era brincar de lucas e jade em fez. se visitar o marrocos fora do esquema de excursão, sem ter reserva de estadia e transporte entre o natal/ano novo, muito menos plano de viagem já é uma tarefa de gincana pra quem tinha pouca grana, pouca paciência e não falava árabe ou francês, estar acompanhado de uma loira de calça de brim apertada num país muçulmano deixava as coisas ainda mais difíceis. os poucos marroquinos que se aproximavam já falando inglês ou espanhol, eram os mais espertos e significavam a certeza de que iriam nos atoxar em comissões nas “imperdíveis” lojinhas, nos restaurantes dos amigos e ainda te fariam propostas do tipo “tua mulher vale 100 camelos”. depois de uma semana passando por todo tipo de perrenguee curtindo uma arquitetura e artesanato du caralho, decidimos que era hora de começar a jornada de volta ao velho continente. eis que na nossa cabine do trem entra uma marroquina sem burka e que falava inglês, duas peculiaridades, isso sem mencionar um decote e um sorriso que deixou a surfgirl indignada. de qualquer forma quando chegamos em casablanca, onde íamos conhecer uma mesquita não sei das quanta, o noivo da aeromoça do decote ia nos dar uma carona até o hotel. até aí tudo bem, mas a insistência de que gastar em hotel era bobagem e que podíamos dormir na casa deles que ficava perto da mesquita causaram um tremor no banco de trás do passat “não durmo na casa dessa vaca por nada nesse mundo!” criado o impasse e o choque cultural, ficou acertado ao menos tomar um chá na casa deles depois de visitar a mesquita. quando a amiga da aeromoça abriu a porta do ap, ela tinha a cara e o jeito de andar das gurias da farrapos e o quarto reservado pra nós tinha espelho até no chão! acabamos não tomando o tal chá e eu voltei pra madrid ouvindo de um tudo. “eu posso não falar inglês, mas essa vagabunda não me enganou nem por um minuto!” That’s all folks!

terça-feira, 16 de março de 2010

ainda no capítulo das exceções

pra alívio de alguns e desespero de outras, ultimamente o blogduberna tem aberto uma série de exceções e ao invés de seguir transformando amigos em personagens, começou a postar histórias das gurias, todas personagens semi-fictícias. se levarmos em conta o volume de comentários e a quantidade de acessos, podemos afirmar sem medo de ser feliz que elas foram um sucesso de público e crítica! falando nisso, hoje vamos falar de uma galera, uma turma, um time, uma equipe, o "team maha swim team" que nada mais é que a equipe de natação máster do juvenil, o centenário clube famoso pelo tênis, pelas festas de debutante e pelos casamentos, não necessariamente nessa ordem. acontece que o team maha se puxou muito ano passado. pela primeira vez na história deste país o clube ganhou o circuito gaúcho de natação e desbancou o desde sempre campeão co-irmão da quintino! isso tudo num esquema de muita camaradagem, amizade e descontração que é a marca registrada da natação máster. uns que por natureza são mais competitivos, acabaram unindo talento, muito treino e disposição pra ir mais além. hoje a FINA divulgou a lista dos TOP 10 do mundo em todas as categorias e provas master realizadas em 2009. e não é que nossos atletas andré de lorenzi e berna estavam presentes em um par de provas cada um! fica o nosso muito obrigado para todos os integrantes do team maha que de uma maneira ou de outra nos ajudaram/aguentaram até chegarmos lá! valeu team maha! e seguinte, 2010 já começou vamos todos a novo hamburgo dia 28 pourra! That’s all folks!

domingo, 7 de março de 2010

a alquimista

quem resolve ser médico tem que varar o vestibular mais disputado, o que geralmente acarreta uns anos extras de cursinho, donde só os mais afortunados conseguem entrar na faculdade, que além de ser mais longa, ainda trás de brinde uns anos de residência, pra só depois de mais de uma década de romaria e muitos plantões na madruga se começa a tirar algum. as conseqüências desse processo todo são uns efeitos colaterais, do tipo "médico só se dá bem com médico", até o mais comum deles: o prolongamento do espírito adolescente. normal numa turma que tem que ficar estudando junta por muito mais tempo que se forme um sentimento de companheirismo típico de quem ainda está no colégio. alguns tiram proveito disso e fazem do limão uma limonada. no caso do lores, uma caipirinha mesmo. u cára sempre se destacou pela facilidade de relacionamento interpessoal, a vestimenta de surfista, as rodas de pagode, o sorriso fácil e as reuniões promovidas no seu sítio, as tais festas do sítio do lores, que chegaram a juntar mais de 500 pessoas nos áureos tempos. até o dia que ele chegou numa médica que iria transformar sua vida: “quando ele me puxou pra dançar, apesar de todas as restrições das minhas amigas, vi que conseguiria transformar aquele metal em ouro,” garante a alquimista, hoje noiva do carlos renato. e o lores? esse hoje é um rapaz de família, camisa pólo pra dentro da calça e, segundo a alquimista, “bem, bem mansinho”. dizem que as mulheres casam com a esperança de que seu homem mude, enquanto os homens esperam justamente o contrário. já o blogduberna se limita a dar os parabéns as gurias pelo dia internacional da mulher. elas merecem! That’s all folks!

segunda-feira, 1 de março de 2010

a impostora

digam o que quiserem, mas ela é boa no que faz. no seu caso, enganar a torcida. “geralmente chego chegando nas baladas, sempre um pouco mais tarde que o resto das gurias, quando us gatinhos já estão mais embalados, achando tudo lindo” diz ela. até aí grande novidade, tem um monte de mina que se atrasa fazendo a chapinha, caprichando na maquiagem ou simplesmente porque não conseguem decidir que vestido usar, o que te faz diferente delas? “pra início de conversa, tudo! desde a cara e o jeito de dançar, até minhas frases prontas. comigo nada acontece por acaso” ensina a impostora. bah! que frases são essas? “não vou ficar aqui entregando o ouro, mas uma que sempre funciona é o conto da desamparada.” pode falar mais a respeito? “comesso reclamando que estou com uma amiga que é brincadeira! em 5 minutos de festa já se arranjou e me deixou na mão! agora to sem carona e sem dinheiro! deixo me pagarem umas bebidas, aí na hora de ir embora me fasso de bêbada e tudo acontece.” ainda não satisfeito com as explicações que garantiram a fama de impostora, o blogduberna foi falar com uma das vítimas, que preferiu não se identificar. “o que mais choca é a diferença da noite pro dia. pourra fui dormir com uma baita alemoa, lembrava até aquela prima da gisele e quando acordei parecia que estava em rondônia com a irmã da preta gil!” desabafa o zé. ela se defende “malandro é malandro, mané é mané, quando acreditam que sou prima da gisele bundchen, francamente, já sei com quem estou lidando!” sorri a impostora. that’s all folks!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

a guria que voa

ela tava caminhando nas areias de flagbeach nas ilhas canárias, distraída com o movimento das pipas, quando bateu uma rajada mais forte na cabeleira loira que, no tranco, percebeu “é isso que quero da vida: voar! quando voltar pra porto vou comprar um kitesurf, aproveitar nosso nordestão e passar o rodo de torres a capão!” e é isso que ela tem feito desde então. “vocês não imaginam o que dá pra fazer no banheiro de um avião!” garante a guria que voa. nesse verão ela aterrisou no carnaval carioca e literalmente passou a tropa em revista. “fiz várias escalas, voei em boeing e até em teco-teco, mas dei preferência pros caras fantasiados só de fralda. acho que era meu instinto materno falando mais alto” confessa a guria que voa. então pensa em ser mãe? “óbvio! já escolhi até os nomes: jorge henrique e bruno felipe. de preferência cada um com um pai diferente. com a economia do jeito que está, não dá pra jogar todas as fichas num cavalo só!” ensina ela. e filhas não queres? “de jeito nenhum! o custo de manutenção é altíssimo! isso sem falar que rola muita competição e pouca amizade verdadeira. ontem num bloquinho tava abraçada em dois carinha e me apareceu uma guria fantasiada de cigana toda cheia de intimidade comigo, querendo participar da festa. francamente! vai arrastar asa pra outros que esse aqui tão voando comigo malandra!” that’s all folks!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

cigana, a amiga da guria que voa

o blogduberna foi passar o carnaval no rio de janeiro e viu de um tudo, desde fantasias pra lá de originais até comentários pra lá de inacreditáveis "pelo sotaque voceix são do sul, é de santa catarina, florianópolix? uma é capital da outra né??" sério! séria mesmo estava a gaúcha quando na quarta-feira de cinzas foi dar aquela descançada na praia, tava chateada a moça "bah to morrendo de fome! e não aparece ninguém pra me pagar nem uma empada que seje! nesse carnaval sempre tinha alguem pra me oferecer uma cerveja, uma vodka, um red bull, pra comer que é bom nada!" pelo jeito tu deve ser a mais pegadora da turma.. "que nada! pra início de conversa eu tenho minha ética, nunca beijo dois caras com intervalo menor que 10 minutos, acho anti-higiênico, e tudo que gira ao meu redor cresce de tamanho sabe?" hum imagino, "por exemplo se eu tomo 2 cervejinha de café da manhã e a guria que voa toma 10, a bebum sou eu! se eu beijo só 3 caras no bloquinho e a que voa beija 17, eu que sou a bejoquera, elas aprontam e eu levo a fama! apára!" de longe vieram umas gurias gritando com cara de alívio "ela tá viva! talí a cigana!" mas da onde veio esse apelido de cigana? "deve ser porque essa semana eu dormi em 5 casas diferentes nas 4 noites! acordo sempre com aquela sensação de onde estou? quem é esse cára do meu lado? também tenho que aproveitar! quando eu volto pra porto viro uma guria de família né" that's all folks!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

ligeira, a amiga da rápida

o blogduberna que geralmente é lento na publicação dos posts dessa vez abriu uma excessão pra matar a curiosidade dos nossos milhares de seguidores que exigiram no melhor estilo “ô ligeira cadê você? eu vim aqui só pra te vê!” aih descolamo uma brecha na agenda da ligeira pra fazer uma rápida entrevista que vou dizer pra vocês, no mínimo surpreendente! a ligeira, segundo ela mesma, é uma menina de família, que passou praticamente a vida inteira namorando, não gosta de balada e divide seu tempo livre entre trabalho e estudo pra concurso. “e essa história de ligeira é invenção da mídia pra vender mais livro” esbraveja ela, que está mesmo é preocupada em manter sua reputação ilibada “imagina o pessoal comentando: nem sabe guria, vi a ligeira caminhando apressada na padre chagas! logo eu, que gosto de paz e sossego? fala sério! eu sou é devagar! e sou do contra! enquanto todo mundo quer ir pra europa ou pros states eu fui morar na nova zelandia” o que descobrimos foi que ao voltar ao brasil ela foi acometida por uma doença rara, aquela que não recupera por completo o fuso horário, por isso está sempre uma hora na frente da galera. “a amizade com a rápida está sendo muito boa nesse sentido, com ela não me sinto deslocada no tempo” confessa ligeira, a amiga da rápida. That's all folks!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

rápida, a amiga da ligeira

o blogduberna abre hoje uma exceção e não vai falar dos amigos, mas sim de uma personagem semi-fictícia que cruzou as areias de um balneário gaúcho nesse verão. conhecida como “rápida, a amiga da ligeira” vive em um fuso horário distinto do resto da galera. se na praia perguntavam as horas a resposta era mais ou menos assim “olha, pra ti são três e meia, mas pra aquela ali já são quase quatro da tarde!” essa é a história da vida dela. sempre na frente dos demais, antecipando jogadas. “pourra quando a curva é pra um lado, ela já foi pra outro!” se queixa um desavisado. “também tem mané esperando que cachorro mie ou gato lata, aí tem que se ferrar mesmo!” desabafa rápida, que vive focada, com objetivos claros, no seu caso marcar sempre, “feio é não fazer gol”, vale tudo então? “claro que não! não gosto de amadorismo, não nasci pra jogar na várzea” e se tivesse que escolher um estádio pra desfilar sua categoria? “ah, seria o teatro dos sonhos do manchester united, de preferência sentada ao lado do presidente na tribuna” isso porque hoje está com o joelho operado, não entra mais em campo, mas está longe de encerrar a carreira, afinal de contas “o faro do gol a gente nunca perde” garante rápida, a amiga da ligeira. that’s all folks!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

tradição gaúcha


tem coisas que já viraram tradição aqui na república dos pampas, mas ainda assim geram uma enorme expectativa porque sempre trazem uma novidade. uns esperam saudosos pra ver na tv a propaganda emotiva do zaffari no natal, outras aguardam ansiosas a foto do fipe sem camisa em punta no reveillon que sai na zero hora "bah guria tomara que esse ano ele aparessa de sunga!" o blogduberna entrevistou a responsável pelo marketing do colírio moura brasil, que justificou a escolha do garoto do sorriso maroto pra estrelar sua campanha de verão: "ele transmite os mesmos valores que queremos vinculados ao nosso produto, no caso fazer bem aos olhos" ela ainda completa: "o resultado foi imediato! o colírio se esgotou nas farmácias do litoral esse final de semana!" um consultor de marketing que preferiu não se identificar alerta: "vincular personalidades a marcas sempre envolve um risco. recentemente o tiger woods jogou água fora da bacia e acabou respingando a imagem de diversas empresas" talvez sabendo disso um haras sediado em glorinha, que está prestes a fechar contrato com o fipe, inseriu uma clausula onde a dona liana teria que passar ao menos uma semana perto do filho em atlantida, fato negado em nota da assessoria de imprensa do modelo que enfatiza que a vinda da mãe já estava planejada fazia tempo. ao ser indagado sobre o novo contrato fipe disparou: "tem duas coisas odeio: sagu e inveja!" that's all folks!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

ao redor do mundo


depois do incrível sucesso de público e crítica do livro DOZE HOMENS NENHUM SEGREDO, foi fechado um contrato milionário com a editora pra rolar uma seqüência. o blogduberna tirou da gaveta uma série de posts contando as aventuras da famiglia ao redor do mundo: começa com a história do encantamento do nosso amigo argentino por londres; passa pela vibração com o desempenho do nosso amigo boleiro em um amistoso da unicef em madrid; atravessa a américa com nosso amigo surfista se virando em los angeles; sofre com os improvisos do nosso amigo multimídia na china; quebra tudo em las vegas com nosso amigo que ama o proibido; desbrava a tailândia com nosso amigo vip; aproveita a vida com nosso amigo imaginário em punta del este; se alimenta de um café da manhã reforçado com nosso amigo carinhoso em cancun; mata a sede com o garoto do sorriso maroto em munique; relaxa com nosso amigo que trabalha como ninguém em shangai; desbrava o vietnã com nosso amigo no topo do mundo e viaja pelo marrocos sem falar francês nem árabe com nosso amigo sem paciência. o livro se chamaria DOZE HOMENS NENHUM DESTINO. se chamaria, pois não vai ser publicado, uma vez que antes mesmo do primeiro post ser lançado o projeto já foi embargado na justiça pelo milionário conhecido pelo íntimos como “calheirinhos” que não quis ter sua privacidade invadida, não dá entrevistas, é difícil de ser encontrado e numa das raras declarações desabafou “esse blogduberna já foi longe demais!” that’s all folks!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

blogduberna dá dica de filme!


como diria o sílvio santos “eu não vi o filme, máoi! mas é muito bom, eu recomendo, não perquem!” eu mesmo lembro só do trailer, onde o nicolas cage passa num supermercado, atola o carrinho com todo tipo de trago, toma todas e quebra tudo em las vegas. qualquer semelhança entre nomes locais e acontecimentos terá sido mera coincidência com o reveillon em um balneário uruguaio. onde se viu de um tudo, desde pessoas desaparecidas, feridos em combate, crustáceos inesperados, desabafos desesperados "punta é uma farssa!" suspiros saudosos "gosto mesmo é de jantar bem e dormir cedo", boas risadas, água verde, muito sol, parcerias com a famiglia, que não tem preço, porque o resto mesmo tava cáro pra caralho pourra! that´s all folks!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

12 homens e suas resoluções para 2010




nosso amigo do primeiro mundo: "vou torcer para o santiago ganhar a copa!" nosso amigo que poderia ter mudado a história do brasil: "vou escrever o blogducesar!" nosso amigo que não pára, dá um tempo: "vou pegar mais onda!" nosso amigo multimidia: "vou fazer um novo esporte, tocar outro instrumento e praticar uma nova religião!" nosso amigo que ama o proibido: "não vou fazer resoluções, vou simplesmente fazer!" nosso amigo vip: "vou ver mais os amigos!" nosso amigo imaginário: "vou seguir as minhas resoluções!" nosso amigo carinhoso: "vou pedir desculpa, sempre que não estiver com a razão, se isso acontecer!" nosso amigo do sorriso maroto: "vou beber mais água!" nosso amigo que trabalha como ninguém: "vou começar a aproveitar mais a vida!" nosso amigo no topo do mundo: "vou aprender um novo idioma!" nosso amigo sem paciência: "vou aproveitar cada minuto, mesmo os que demorem um pouco para passar!" se diferente dos 12 homens acima, você ainda não fez a sua lista de resoluções para 2010, o blogduberna sugere um site com as dicas: http://moninavelarde.com/newyears/  feliz ano novo! that´s all folks!