pra ajudar a carreira dos filho zezé di camargo e luciano a decolar o pai deles pegava todo salário suado de pedreiro, trocava por ficha telefonica e distribuia pra todos colega ligar pra rádio pedindo a música "é o amor". fez isso até a dupla chegar ao topo das paradas. não sei porque me lembrei dessa história, mas o fato é que o livro DOZE HOMENS NENHUM SEGREDO é o mais vendido entre os mais de 1.500 títulos disponíveis no site www.agbook.com.br , o que motivou a editora a mandar uma nota pra imprensa divulgando seus serviços de venda de livros sob demanda usando meu livro como exemplo. assim que hoje saiu um jabá do berna no jornal do comércio. fica meu agradecimento aos amigos, afinal sem eles o livro não teria existido, ao artista tambeiro guimarães que fez as caricaturas mais iradas da história desse país, a ana petrik que fez uma capa linda e é claro aos nossos milhares de leitores que desembolsaram uma verdadeira fortuna pra adquirir essa obra literária. já meus pais juram que não tem nada a ver com isso! that´s all folks!
quarta-feira, 31 de março de 2010
terça-feira, 30 de março de 2010
nosso amigo argentino em londres
já imaginaram a diferença que faria pra rainha da Inglaterra receber em seu país um argentino bem vestido e com ar aristocrático refinado no brasil? “seguro que tengo mucho a añandir a esta isla perdida entre el polo norte y europa” pensava el pibe. pois o cara da alfândega não se sensibilizou tanto assim com o leivas. só depois de uma hora de interrogatório, onde garantiu que as ilhas malvinas eram mesmo inglesas, que o argentino conseguiu entrar na capital do mundo. “de repente están distribuyendo dinero en la calle” bromeou ele. fato que, obviamente, não rolou. enquanto na republica argentina a economia ia a bancarrota, o cambio do peso pela libra ficava o dobro de pior em questão de dias, el pibe se virava pra sobreviver dois meses numa economia de guerra. o que não foi, digamos assim, um passeio pela recoleta num domingo de sol. “mira vós, en argentina la puesta de sol es nueve de la noche en verano, mientras acá se pone a las 2 de la tarde!” suspirava saudoso. aliás o aconchego do lar também fazia falta, por incrível que pareça ninguém queria alugar apartamento por período menor que um ano, nem mesmo pra argentino humilde! ele só conseguiu um teto pra morar a 20km do centro, graças a uma turma de gaúchos, e isso depois de confessar que sempre soube que pelé era mesmo melhor que maradona. “por lo tanto seria como el tercer mejor jugador de argentina” calculava ele. a distancia do centro o obrigava a longas jornadas no metrô, que tinha um preço mais salgado que champanhe em jurere no carnaval e que acreditem, tinha fiscalização da prefeitura. até o dia que pegaram nosso amigo do primeiro mundo sem o ticket do metro e ele preferiu pagar a multa que ser deportado pela scotland yard. não que estivesse apaixonado pela culinária inglesa, pela limpeza das ruas ou pela pontualidade do big ben, mas sua amada estava por aquelas bandas e, já naquela época ele sabia, essa é a guria! That´s all folks!
quinta-feira, 25 de março de 2010
a aeromoça de marrakech
a novela o clone tinha acabado de passar na globo e a idéia era brincar de lucas e jade em fez. se visitar o marrocos fora do esquema de excursão, sem ter reserva de estadia e transporte entre o natal/ano novo, muito menos plano de viagem já é uma tarefa de gincana pra quem tinha pouca grana, pouca paciência e não falava árabe ou francês, estar acompanhado de uma loira de calça de brim apertada num país muçulmano deixava as coisas ainda mais difíceis. os poucos marroquinos que se aproximavam já falando inglês ou espanhol, eram os mais espertos e significavam a certeza de que iriam nos atoxar em comissões nas “imperdíveis” lojinhas, nos restaurantes dos amigos e ainda te fariam propostas do tipo “tua mulher vale 100 camelos”. depois de uma semana passando por todo tipo de perrenguee curtindo uma arquitetura e artesanato du caralho, decidimos que era hora de começar a jornada de volta ao velho continente. eis que na nossa cabine do trem entra uma marroquina sem burka e que falava inglês, duas peculiaridades, isso sem mencionar um decote e um sorriso que deixou a surfgirl indignada. de qualquer forma quando chegamos em casablanca, onde íamos conhecer uma mesquita não sei das quanta, o noivo da aeromoça do decote ia nos dar uma carona até o hotel. até aí tudo bem, mas a insistência de que gastar em hotel era bobagem e que podíamos dormir na casa deles que ficava perto da mesquita causaram um tremor no banco de trás do passat “não durmo na casa dessa vaca por nada nesse mundo!” criado o impasse e o choque cultural, ficou acertado ao menos tomar um chá na casa deles depois de visitar a mesquita. quando a amiga da aeromoça abriu a porta do ap, ela tinha a cara e o jeito de andar das gurias da farrapos e o quarto reservado pra nós tinha espelho até no chão! acabamos não tomando o tal chá e eu voltei pra madrid ouvindo de um tudo. “eu posso não falar inglês, mas essa vagabunda não me enganou nem por um minuto!” That’s all folks!
terça-feira, 16 de março de 2010
ainda no capítulo das exceções
pra alívio de alguns e desespero de outras, ultimamente o blogduberna tem aberto uma série de exceções e ao invés de seguir transformando amigos em personagens, começou a postar histórias das gurias, todas personagens semi-fictícias. se levarmos em conta o volume de comentários e a quantidade de acessos, podemos afirmar sem medo de ser feliz que elas foram um sucesso de público e crítica! falando nisso, hoje vamos falar de uma galera, uma turma, um time, uma equipe, o "team maha swim team" que nada mais é que a equipe de natação máster do juvenil, o centenário clube famoso pelo tênis, pelas festas de debutante e pelos casamentos, não necessariamente nessa ordem. acontece que o team maha se puxou muito ano passado. pela primeira vez na história deste país o clube ganhou o circuito gaúcho de natação e desbancou o desde sempre campeão co-irmão da quintino! isso tudo num esquema de muita camaradagem, amizade e descontração que é a marca registrada da natação máster. uns que por natureza são mais competitivos, acabaram unindo talento, muito treino e disposição pra ir mais além. hoje a FINA divulgou a lista dos TOP 10 do mundo em todas as categorias e provas master realizadas em 2009. e não é que nossos atletas andré de lorenzi e berna estavam presentes em um par de provas cada um! fica o nosso muito obrigado para todos os integrantes do team maha que de uma maneira ou de outra nos ajudaram/aguentaram até chegarmos lá! valeu team maha! e seguinte, 2010 já começou vamos todos a novo hamburgo dia 28 pourra! That’s all folks!
domingo, 7 de março de 2010
a alquimista
quem resolve ser médico tem que varar o vestibular mais disputado, o que geralmente acarreta uns anos extras de cursinho, donde só os mais afortunados conseguem entrar na faculdade, que além de ser mais longa, ainda trás de brinde uns anos de residência, pra só depois de mais de uma década de romaria e muitos plantões na madruga se começa a tirar algum. as conseqüências desse processo todo são uns efeitos colaterais, do tipo "médico só se dá bem com médico", até o mais comum deles: o prolongamento do espírito adolescente. normal numa turma que tem que ficar estudando junta por muito mais tempo que se forme um sentimento de companheirismo típico de quem ainda está no colégio. alguns tiram proveito disso e fazem do limão uma limonada. no caso do lores, uma caipirinha mesmo. u cára sempre se destacou pela facilidade de relacionamento interpessoal, a vestimenta de surfista, as rodas de pagode, o sorriso fácil e as reuniões promovidas no seu sítio, as tais festas do sítio do lores, que chegaram a juntar mais de 500 pessoas nos áureos tempos. até o dia que ele chegou numa médica que iria transformar sua vida: “quando ele me puxou pra dançar, apesar de todas as restrições das minhas amigas, vi que conseguiria transformar aquele metal em ouro,” garante a alquimista, hoje noiva do carlos renato. e o lores? esse hoje é um rapaz de família, camisa pólo pra dentro da calça e, segundo a alquimista, “bem, bem mansinho”. dizem que as mulheres casam com a esperança de que seu homem mude, enquanto os homens esperam justamente o contrário. já o blogduberna se limita a dar os parabéns as gurias pelo dia internacional da mulher. elas merecem! That’s all folks!
segunda-feira, 1 de março de 2010
a impostora
digam o que quiserem, mas ela é boa no que faz. no seu caso, enganar a torcida. “geralmente chego chegando nas baladas, sempre um pouco mais tarde que o resto das gurias, quando us gatinhos já estão mais embalados, achando tudo lindo” diz ela. até aí grande novidade, tem um monte de mina que se atrasa fazendo a chapinha, caprichando na maquiagem ou simplesmente porque não conseguem decidir que vestido usar, o que te faz diferente delas? “pra início de conversa, tudo! desde a cara e o jeito de dançar, até minhas frases prontas. comigo nada acontece por acaso” ensina a impostora. bah! que frases são essas? “não vou ficar aqui entregando o ouro, mas uma que sempre funciona é o conto da desamparada.” pode falar mais a respeito? “comesso reclamando que estou com uma amiga que é brincadeira! em 5 minutos de festa já se arranjou e me deixou na mão! agora to sem carona e sem dinheiro! deixo me pagarem umas bebidas, aí na hora de ir embora me fasso de bêbada e tudo acontece.” ainda não satisfeito com as explicações que garantiram a fama de impostora, o blogduberna foi falar com uma das vítimas, que preferiu não se identificar. “o que mais choca é a diferença da noite pro dia. pourra fui dormir com uma baita alemoa, lembrava até aquela prima da gisele e quando acordei parecia que estava em rondônia com a irmã da preta gil!” desabafa o zé. ela se defende “malandro é malandro, mané é mané, quando acreditam que sou prima da gisele bundchen, francamente, já sei com quem estou lidando!” sorri a impostora. that’s all folks!
Assinar:
Postagens (Atom)